O espetáculo “Baile de Letrinhas” traz uma abordagem simples e interativa com o público infantil. A peça adaptada do livro homônimo escrito pela atriz Deborah Finocchiaro terá duas apresentações na sexta-feira (14), às 10 e 14 horas, no teatro Sesc Canoas.
Deborah encena a atração solo que propõe uma brincadeira com o alfabeto de forma poética e lúdica, com música ao vivo, imagens e manipulação de objetos que se transformam sob o olhar do público. Os ingressos estão à venda no Sesc e custam R$ 30 para público em geral e R$ 15 para usuários do cartão Sesc/Senac.
A atriz e escritora conta que escreveu o livro em 2017 e guardou a obra. O lançamento ocorreu apenas em 2022. “Não houve um motivo específico para a demora. Quando surgiu a ideia de escrever, eu estava em viagem de uma turnê. Havia voltado para o hotel e vi passando na televisão um programa de sobre alfabetização. A partir disso, comecei a conceber a obra”, detalha.
A artista diz que tanto no livro, como no espetáculo, a imaginação é estimulada pela aprendizagem e o autodesenvolvimento por meio da valorização do respeito às diferenças e à autenticidade de cada criança. “Um dos pontos que abordo na peça, por exemplo, é falar sobre as letrinhas do alfabeto, que elas só formam palavras porque são diferentes umas das outras. A mesma coisa ocorre com as notas musicais que foram uma melodia, com as cores que produzem o arco-íris”, explica.
No espetáculo com duração de 35 minutos, o tema central é “a importância de ser quem se é” aponta Deborah. “Estimular a curiosidade pelo gesto da aprendizagem e ter como base a diversidade, respeitar o diferente”, destaca.
Durante a apresentação Deborah toca violão e interage diretamente com o público. Ela explica que a partir de uma malinha no palco, a magia acontece. “O espetáculo foi pensado com versatilidade para ser apresentado tanto em palcos como em espaços alternativos, salas de aula e de multiuso”, salienta.
A criadora descreve a atração como natural e emocionante. “Temos na direção da peça a Júlia Ludwig que é uma excelente profissional”, afirma. Deborah garante que quem assiste sai com o coração mais quentinho. “A peça é voltada para o público infantil e adultos de diferentes idades. Os pais que acompanham os filhos também entram no clima lúdico.”
O livro Baile das Letrinhas, de 38 páginas, também será comercializado na peça. “É gratificante poder apresentar e dar ênfase às crianças. De estimular a aceitação do diferente e de como cada peça é”, ressalta.
A mescla de músicas com atividades lúdicas é um combo no palco do teatro. “Envolver as crianças por meio de itens simples e gestos interativos que comunicam por meio da arte. É isso que proponho fazer na peça e repassar para o público”, finaliza Deborah.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags