abc+

NOVO HAMBURGO

Avião sai da pista e atola após pouso no Aeroclube de Novo Hamburgo

Pista de grama estava molhada no momento do incidente, na manhã desta segunda-feira

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 01/07/2024 às 17h:01 Última atualização: 04/07/2024 às 23h:17
Publicidade

Um avião monomotor derrapou após o pouso e acabou atolando próximo à cabeceira sul da pista do Aeroclube de Novo Hamburgo na manhã desta segunda-feira (1º). Não houve feridos.

Avião Piper Meridian derrapou na pista do Aeroclube de Novo Hamburgo e acabou atolando | abc+



Avião Piper Meridian derrapou na pista do Aeroclube de Novo Hamburgo e acabou atolando

Foto: Divulgação

O incidente foi por volta das 9h40. O monomotor pousou no sentido Avenida São Leopoldo-Avenida dos Municípios e, durante o procedimento de frenagem, acabou derrapando e saindo do eixo da pista. O aeródromo fica no bairro Canudos, no limite com Campo Bom.

O avião ficou atolado próximo à cabeceira sul, perto da Avenida dos Municípios. Equipes do próprio Aeroclube de Novo Hamburgo conseguiram recolher o avião para o hangar.

Avião Piper Meridian derrapou na pista do Aeroclube de Novo Hamburgo e acabou atolando | abc+



Avião Piper Meridian derrapou na pista do Aeroclube de Novo Hamburgo e acabou atolando

Foto: Divulgação

O avião envolvido no incidente é um turboélice modelo Piper Meridian, prefixo PS-DAS, que pertence a um empresário com negócios na região e em Santa Catarina. A aeronave tem cinco assentos, 13 metros de envergadura e 9 de comprimento.

Segundo o presidente do Aeroclube de Novo Hamburgo, Alceu Feijó Filho, as condições do tempo eram boas na manhã desta segunda, mas a pista estava úmida e escorregadia.

A pista do aeroclube é de grama e saibro, sem pavimentação. Na semana passada o presidente do aeroclube havia divulgado imagem de uma decolagem arriscada, com chuva, justamente para chamar atenção dos riscos.

Há 20 anos a entidade tenta obter recursos para asfaltar a pista e o pátio de estacionamento de aeronaves, além de implantar sinalização para operação noturna. O investimento é estimado em R$ 13,5 milhões.

“Infelizmente o caso desta segunda é mais um que demonstra a necessidade e a urgência da pavimentação da pista do Aeroclube de Novo Hamburgo”, pontuou Alceu Feijó Filho, destacando que o local pode se tornar um hub de aviação executiva na Grande Porto Alegre e região dos Vales.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade