Imagens do Aeroporto Regional de Canela obtidas pelo ABCmais mostram o momento em que o avião de prefixo PR-NDN que caiu em Gramado na manhã deste domingo (22) decolou com destino a Jundiaí, em São Paulo. O bimotor fabricado pela Piper iniciou voo sob condições meteorológicas adversas.
As imagens mostram o avião taxiando às 9h10 no recém-reformado aeroporto de Canela. O procedimento transcorre aparentemente sem alterações. A decolagem foi às 9h12. A queda na região da Avenida das Hortênsias, em Gramado, teria sido entre um e dois minutos depois. Em linha reta, o local do acidente fica muito próximo da cabeceira da pista de Canela. Entre um ponto e outro está o Vale do Quilimbo.
Segundo o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall, especialista em Meteorologista Aeronáutica, havia forte neblina na região no momento do acidente. Não se sabe se as condições meteorológicas adversas foram decisivas ou não para o acidente.
“No momento do acidente aéreo com o avião em Gramado, uma frente fria avança pelo Nordeste do Rio Grande do Sul com abundante nebulosidade e chuva de variada intensidade entre a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte”, detalhou Nachtigall.
“Este sistema frontal era responsável pelo forte nevoeiro em Gramado com visibilidade horizontal de poucas dezenas de metros. Havia ainda chuva leve e garoa com registro de precipitação na estação meteorológica no aeroporto de Canela de 3,8 mm entre 8 e 9 horas da manhã e de outro 1,6 mm entre 9 e 10 horas. Já o vento era fraco”, completou o meteorologista.
LEIA TAMBÉM