Além dos temporais que causaram transtornos e ainda afetam o abastecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul, um acidente com um avião agrícola deixou 19 mil clientes da CEEE Equatorial sem luz neste domingo (21).
Por volta das 7 horas, uma aeronave da Capivari Aviação Agrícola, de Capivari do Sul, se chocou contra um fio da rede de alta tensão que passa pela propriedade onde fazia uma aplicação em uma lavoura de arroz, na localidade de Rancho Velho.
Segundo a concessionária, “uma linha de transmissão que atende ao Litoral Norte do Estado foi atingida”. O acidente provocou o rompimento de cabos, queda de estrutura e o desabastecimento de clientes em Palmares, Mostardas, Capivari do Sul e Tavares. A CEEE destaca que “equipes de manutenção da distribuidora estão atuando na região a fim de restabelecer o fornecimento de energia a todos os clientes afetados”.
Em nota, a Capivari Aviação Agrícola, disse que só houve “danos materiais” no acidente. “O choque acabou rompendo o cabo de energia, mas o piloto conseguiu pousar em seguida a aeronave.” A empresa afirma também que “o piloto não se feriu e a aeronave segue à disposição dos investigadores do Seripa V [Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico], a quem cabe agora investigar as causas do acidente.”
LEIA TAMBÉM