A Prefeitura de Estância Velha, por meio de seu Departamento do Bem-Estar Animal da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem Estar (Sesebe), resgatou, reabilitou e devolveu ao seu habitat natural uma família de caturritas.
Os animais foram devolvidos à natureza nesta semana, no mesmo lugar onde foram socorridos. As aves ficaram cinco dias sob os cuidados da veterinária da prefeitura e da Vigilância em Saúde (Visa), Tatiana Guerra.
- CONFIRA TAMBÉM: Oktoberfest na Serra estão entre as atrações do fim de semana
As caturritas, de nome científico Myiopsitta monachus, foram resgatadas na sexta-feira da semana passada (27), após o temporal. Neste dia, o Departamento de Bem-Estar Animal foi acionado por um morador que estava fazendo a manutenção do pátio em uma casa na localidade do Morro Agudo. Ele encontrou um ninho caído com as três aves, sendo que uma delas estava machucada. Após o salvamento, os animais foram encaminhados para a reabilitação e preparação para soltura.
A caturrita que estava ferida acabou perdendo uma de suas patas e, atualmente, está sob o cuidado da veterinária, até sua total recuperação. No dia 2 de outubro, as duas aves que já estavam recuperadas foram devolvidas para seu habitat natural.
- ACESSE: RS-239: Placas são substituídas nesta sexta-feira e trechos terão redução de velocidade máxima
“Vale lembrar que a captura da fauna silvestre, sem autorização, é crime punido com pena privativa de liberdade. Portanto, pedimos que todos ajudem a combater o tráfico de animais, denunciando aos órgãos responsáveis”, aponta Tatiana.
Veterinária ressalta atenção com a época de voo
Conforme a veterinária Tatiana Guerra, nesta época pode ser até comum que a comunidade encontre pássaros filhotes no chão, próximo a árvores. Segundo ela, deve-se observar que este é o período reprodutivo que ocorre entre a primavera e o verão.
“A ave constrói seu ninho tanto para reprodução, como para moradia. Além disso, o início da primavera é o momento em que as aves filhotes dão os seus primeiros passos e aprendem a voar”, destaca. Portanto, é importante que esses animais não sejam retirados de seus ambientes.
Caso a comunidade encontre algum animal silvestre ou tenha alguma dúvida a respeito, pode-se entrar em contato com o Departamento de Bem-Estar Animal pelo telefone (51) 9673-8654.
LEIA TAMBÉM