Um dos benefícios oferecidos aos gaúchos afetados pelas enchentes é o Auxílio Reconstrução, que será pago em parcela única de R$ 5.100. O cadastro pode ser feito a partir desta segunda-feira (27). O sistema foi ativado pelo governo federal no início da tarde. (Veja como fazer abaixo).
O valor é destinado a famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios em situação de calamidade ou emergência. O objetivo é auxiliar quem perdeu móveis e eletrodomésticos.
O auxílio será limitado a um recebimento por família, e será operacionalizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pago pela Caixa Econômica Federal, por meio de conta poupança ou corrente – caso o beneficiário já possua uma dessas contas – ou por meio de poupança social digital, do app Caixa Tem.
As prefeituras dos municípios castigados pela enchente já encaminharam ao Governo Federal uma lista prévia dos endereços afetados pela catástrofe climática. A partir desta segunda-feira, as pessoas identificadas pela prefeitura como “responsável familiar” poderão entrar no sistema do auxílio, com a senha do gov.br, e verificar se a família consta no cadastro enviado pela prefeitura.
Como confirmar os dados para receber o auxílio reconstrução
Para validar os dados e garantir o recebimento do auxílio, o morador deve acessar o portal www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao e clicar no botão “Sou cidadão”. A opção já está liberada.
LEIA TAMBÉM