abc+

HISTÓRIA

Autor de livro sobre Estância Velha fará bate-papo com estudantes

Felipe Kuhn Braun vai interagir com estudantes de 14 escolas

Susete Mello
Publicado em: 22/10/2024 às 07h:00 Última atualização: 21/10/2024 às 16h:10
Publicidade

Nesta e na próxima semana, alunos de 4º e 5º anos de 14 escolas de Estância Velha poderão conhecer e interagir com o autor da obra “História de Estância Velha – Dos povos originários à emancipação”. Jornalista, pesquisador, autor de 29 livros e vereador de Novo Hamburgo, Felipe Kuhn Braun estará falando sobre a obra literária de mais de 200 páginas. “A mensagem que quero deixar aos estudantes é que eles conheçam a história de seu município e que, em vários momentos de suas trajetórias, cuidem da cidade. Só se ama o que se conhece”, salienta o escritor.

Felipe Kuhn Braun é o autor do livro "História de Estância Velha - Dos povos originários à emancipação" | abc+



Felipe Kuhn Braun é o autor do livro “História de Estância Velha – Dos povos originários à emancipação”

Foto: Divulgação

Braun explica que o trabalho para a construção do livro iniciou há 10 anos por solicitação do ex-prefeito Nestor Trein. “Ele desejava ter um material sobre Estância Velha”, relembra o autor da obra que tem familiares e amigos no município estanciense.

Em seu bate-papo com estudantes, ele contará de suas visitas a moradores que relataram fatos da cidade e disponibilizaram fotos para utilização na obra literária. “Em torno de 80% do livro estava montado há 10 anos. Do ano passado para cá, ampliei e concluí a obra para a publicação”, relata.

O livro proporciona conhecer os povos originários que povoaram as terras antes da chegada dos alemães. Ainda apresenta o motivo de se chamar “Estância”, na época das fazendas e demonstrar a participação dos lusos, dos açorianos e africanos e depois dos alemães. “Estância Velha é marcada majoritariamente pela participação dos alemães e africanos”, sublinha o pesquisador.

O leitor ainda entenderá o processo de emancipação e o desenvolvimento da cidade, com as igrejas, sociedades recreativas, praças, entre outros. “Ao falar com famílias percebi o quão difícil foi a emancipação. Ao contar essa história para crianças é fazer jus àqueles que lutaram para que Estância Velha se tornasse um município”, salienta.

Os bate papos

Quinta-feira (24/10)
8h30- Emef Princesa Isabel
14 horas – Colégio Luterano Arthur Konrath

Terça-feira (29/10)
8 horas – Emef Prefeito Reinato Enio Trein
10 horas – Emef Presidente Kennedy
13h30 – Emef Otávio Rocha
15h30 – Emef Selvino Ritter

Quarta-feira (30/10)
8 horas – Emef Marechal Cândido Rondon
10 horas – Emef Fernando Ferrari
13h30 – Emef Pedro de Quadro Bittencourt
15h30 – Emef Nicolau Anselmo Wecker

Quinta-feira (31/10)
8 horas – Emef José de Alencar
10 horas – Emef Érico Veríssimo
13h30 – Emef Germano Dauernheimer
15h30 – Emef Walter Jacob Bauermann

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade