TRAVESSIA

Aumento do nível do Guaíba retoma incerteza sobre volta do Catamarã

Guaíba estava dez centímetros acima da cota de alerta na manhã desta quinta-feira na capital gaúcha

Publicado em: 20/06/2024 13:37
Última atualização: 20/06/2024 13:38

Mais um episódio de altos acumulados no Rio Grande do Sul, principalmente em cidades com rios que desaguam no Lago Guaíba, retomam a incerteza sobre a volta do Catamarã. A embarcação que faz a travessia entre Porto Alegre e Guaíba está inoperante desde a catástrofe de maio, quando os píeres de ambas as cidades foram atingidas pela enchente.


Catamarã Foto: CatSul/ Divulgação

Nesta quinta-feira (20), a CatSul, empresa responsável pelo transporte, reforçou que não há data definida de retorno para a travessia. Nesta manhã, o Guaíba estava em 3,15 metros na régua do Cais do Porto, ponto de referência dos órgãos de navegação e seguido pela CatSul.

O nível está dez centímetros acima da cota de alerta. Há previsão de passar dos 3,6 metros na segunda-feira (24), cota de inundação em Porto Alegre.

Em nota, a CatSul diz "trabalha intensamente" para que o Catamarã "volte a operar o mais rápido possível", mas que alguns fatores atrasam a retomada, como a recuperação das estações hidroviárias de Porto Alegre e Guaíba, tanto na parte de obras quanto nas condições dos equipamentos elétricos e de internet, em fase de instalação. "Além disso, há a indefinição da continuidade da drenagem do túnel de acesso ao Cais Mauá, que é de responsabilidade da Trensurb."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas