A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) espera finalizar, nos próximos dias, a contratualização em caráter definitivo da futura gestora do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). O parecer técnico da análise das propostas apresentadas define qual empresa vai assumir a gestão do hospital durante os próximos 12 meses.
Ao todo, quatro empresas concorreram ao processo licitatório. Para participar, cada empresa tinha que apresentar uma proposta técnica e financeira, em conjunto com um plano de trabalho. A Comissão de Seleção e Julgamento do município avaliou diversos itens que somavam pontos, entre eles: experiência, qualidade assistencial, atendimento/acolhimento e situação financeira.
Além da atual gestora (em caráter emergencial) do HPSC, Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (Iahcs), também participaram da disputa o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social Humano (INDSH), o Instituto Ação Brasil e a Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ubaíra.
LEIA TAMBÉM
Classificação
No documento licitatório disponível no Diário Oficial de Canoas consta que a atual gestora, Iahcs, foi a que obteve maior pontuação diante do resultado proferido pela comissão.
A classificação ficou assim: em primeiro lugar, com 9,41 pontos, a entidade Iahcs, em segundo, com 7,93 pontos, a entidade INDSH e em terceiro, com 7,86 pontos, a Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ubaíra. O Instituto Ação Brasil foi desclassificado por não atender a todos os itens exigidos.
O que diz a SMS
O secretário da Saúde Interino de Canoas, Aristeu Ismailow, fala sobre o processo. “É o trabalho de quase um ano da secretaria, que busca sempre entregar à população, e também aos trabalhadores da casa de saúde, a segurança e a estabilidade para o desenvolvimento regular dos trabalhos no nosso Hospital de Pronto Socorro”, afirma o responsável pela pasta.
Caso não sejam apresentados recursos por parte das concorrentes, a previsão é que no dia 1º de março ocorra sessão pública para oficializar a classificação. “É importante dizer que também temos outros editais em andamento, de UPAS e do Samu, por exemplo”, destaca Aristeu.
Administração e contratos
O contrato emergencial de gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde no HPSC termina em março. O Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (Iahcs) assumiu a administração em setembro de 2022 (por seis meses), após a intervenção estadual (por cinco meses) na gestão do hospital.
O edital para definir qual instituição assumirá a administração começou no fim do ano passado.
Valor do contrato para gestão
De acordo com o edital 421/2022, o contrato firmado por 12 meses é de R$ 103.486.125,00, uma média de R$ 8.623.843,75, ao mês.
Para o secretário Aristeu, a Prefeitura de Canoas concentra esforços para garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a manutenção adequada dos serviços prestados à população. “Queremos que a comunidade e todos os profissionais que trabalham nestes locais tenham tranquilidade e segurança”, finaliza o titular interino da pasta.
- Categorias
- Tags