SÃO LEOPOLDO
Atletas da Aleca se preparam para 2ª Copa Brasil de canoagem
No mês passado, equipe leopoldense conquistou dez medalhas na Copa Brasil e o Controle Nacional de Canoagem Velocidade, em Minas Gerais
Última atualização: 06/03/2024 10:48
Em 2005, com o objetivo inicial de preencher o tempo livre de crianças e adolescentes que tomavam banho no Rio dos Sinos, foi estruturada uma ação para dar atenção para a situação. Foi aí que começou a ganhar forma uma iniciativa importante e de sucesso, envolvendo aprendizagem, esporte e meio ambiente. Um ano depois, entrou na água do Sinos o projeto Canoagem na Escola, coordenado desde 2006 pela professora Daniela Maioli.
Ela conferiu para a iniciativa, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o caráter de escola de canoagem. De lá pra cá, algumas mudanças, como a criação da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) e muitos destaques. Em abril, por exemplo, São Leopoldo foi destaque na Copa Brasil e o Controle Nacional de Canoagem Velocidade, em Minas Gerais. Essa foi a primeira competição da temporada.
Os atletas da Aleca conquistaram dez medalhas, sendo cinco ouros e cinco pratas. As atletas Rauany de Oliveira Gomez e Giovana Rocha fizeram dobradinha no pódio com ouro e prata na categoria K1 Júnior, nas distâncias 1000m, 500m e 200m, respectivamente. Herick Lopes Rafaelli e Richard Farias Taborda conquistaram ouro no K2 Júnior 1000m, prata no K2 Júnior 500m e ouro no K2 200m. Herick também conseguiu a prata no K1 Júnior 200m.
Provas
A próxima competição será a 2ª Copa Brasil, de 25 a 28 de maio, em Curitiba, que irá contar com seis atletas. Também na agenda o Campeonato Brasileiro, em setembro, com a participação de nove atletas, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Há ainda provas do gaúcho agendadas para 11 de junho em Eldorado, 22 de outubro em Caxias do Sul e 4 de novembro de Lajeado.
Remadas competitivas
Com as aulas no projeto e a mobilização total de muitos alunos, desde 2008 tem a participação dos estudantes em competições dentro do Rio Grande do Sul. Em 2009, os treinos se intensificaram ainda mais. No ano seguinte, alguns estudantes disputaram o primeiro campeonato a nível nacional.