PARADESPORTO
Atletas da Agafuc na seleção brasileira de futebol para cegos
Veteranos da equipe canoense foram convocados para integrar os treinamentos de fase da equipe nacional
Última atualização: 23/01/2024 13:12
Colecionadores de convocações para a seleção brasileira de Futebol de Cinco (futsal para cegos), os atletas da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc), Luan Lacerda (goleiro), 30 anos; Ricardinho Alves (ala), 34; e Raimundo Nonato (pivô), 35, retornam no dia 26 de fevereiro para integrar a fase de treinamentos da seleção, em São Paulo.
O primeiro desafio da equipe nacional está previsto para ocorrer em maio na disputa do Grand Prix da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos), na capital paulista. O Brasil é o atual campeão da competição.
Os três atletas estão entre os melhores do mundo na modalidade. Os veteranos de Agafuc e de seleção brasileira se preparam para a temporada de jogos deste ano. "É muito importante termos atletas representando a Agafuc de Canoas, isso nos torna mais competitivos e gera visibilidade para a associação e o município", destaca o treinador da Agafuc, Rafael Astrada.
O treinador está à frente do time desde 2014. Astrada fala sobre a dificuldade em renovar o plantel de jogadores. "Estamos sempre à procura de novos atletas. Não tem sido fácil. A última seletiva que abrimos não tivemos candidatos", exemplifica.
Astrada diz estar esperançoso com três possíveis novos talentos encontrados. "Um menino de 14 e outro de 21 anos vão vir de Gramado para conhecer a Agafuc e como são os treinamentos", aponta o treinador.
Outra aposta de Astrada vem de Santo Antônio das Missões. "Ele tem 18 anos. Já o vimos jogar. Queremos que faça parte do nosso time. Embora não tenha experiência em quadra, só em campo, ele já apresenta um bom drible e passe", salienta Astrada.
O treinador explica que dará ênfase nos treinamentos com o jovem, a marcação e as regras de jogo. "Para quem nunca jogou salão é um pouco diferente, é preciso um período de adaptação e aprendizado. Ainda não está certo se ele irá se mudar para Canoas. Depende de lugar para ficar e um série de coisas, mas se for necessário vamos falar com a administração pública para conseguir um alojamento." De acordo com Astrada, o tempo de atividade de um jogador varia conforme as condições de saúde e treino. "Aqui na Agafuc não tem idade, mas para a seleção é próximo dos 40 anos."
Torneio Internacional em Canoas
A Agafuc está preparando um torneio internacional que reunirá mais três equipes, a Acergs (Porto Alegre), a Associacion Club Deportivo de Futsal para Ciegos Del Peru e a Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal. O evento está previsto para ocorrer nos dias 18 e 19 de março no Centro de Esporte e Lazer São Luís, localizado na Rua Engenheiro Rebouças, 1.000, São Luís.
"Estamos em fase de organização, o nome e demais detalhes ainda não foram definidos. A ideia inicial é que se chame '1ª Copa Internacional de Futebol de Cegos - Pedro Beber', em homenagem ao nosso presidente que faleceu em setembro passado", explica o treinador. Astrada diz que está atrás de patrocínio para o torneio. "Temos já definido o espaço cedido pela prefeitura de Canoas. A cidade é uma das poucas no Brasil que oferta gratuitamente uma quadra adaptada", finaliza.