SAÚDE
Atendimentos a gestantes são suspensos no Hospital Tramandaí; veja o que diz o responsável pela instituição
Motivo do fechamento do Centro Obstétrico e o Serviço de Obstetrícia é a falta de recursos públicos
Última atualização: 01/04/2024 12:44
O Hospital de Tramandaí suspendeu o atendimento a gestantes na manhã desta segunda-feira (1º). De acordo com nota divulgada na semana passada pelo diretor técnico da casa de saúde, Diego Caldieraro Morales, o motivo do fechamento do Centro Obstétrico e o Serviço de Obstetrícia é a falta de recursos públicos.
"Peço que desde já não sejam mais encaminhadas pacientes gestantes ao hospital até que sejam tratadas e resolvidas estas questões", disse Morales na nota.
Nesta manhã, a direção da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, responsável pelo Hospital Tramandaí,se reuniu com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e com a 18ª Coordenadoria de Saúde. No encontro on-line foi definido que o Simers fará uma Assembleia ainda nesta segunda-feira, em caráter de urgência, com os profissionais que atuam no Centro Obstétrico e Serviço de Obstetrícia do Hospital Tramandaí para analisar nova proposta apresentada pela FHGV. "O objetivo é garantir a volta dos atendimentos o mais rápido possível", explica a fundação.
Confira na íntegra o comunicado do Hospital Tramandaí
"O Centro Obstétrico e o Serviço de Obstetrícia do Hospital Tramandaí suspenderá suas atividades a partir de 1° de abril de 2024 sem data para retomada dos serviços. Com isso, informo a suspensão e peço compreensão do delicado momento pelo qual este nosocômio está passando.
Como é de notório saber e amplamente divulgado, inclusive pela imprensa, o hospital de Tramandaí e a saúde pública como um todo vem enfrentando dificuldades constantes, devido ao escasseamento de recursos públicos, somado ao alto custo operacional das casas de saúde e aumento exponencial de insumos e material médico, que culminam na necessidade de reavaliação dos serviços.
Neste contexto, temos encerramento de contrato com empresas médicas terceirizadas que não desejam renovação contratual, bem como a intervenção de outros atores a complicar ainda mais esta relação. Assim, pontualmente para o contrato da obstetrícia, não há no momento opção para substituição da empresa que encerra seus serviços neste final de semana.
No uso de minhas atribuições determino a suspensão do serviço de obstetrícia do Hospital Tramandaí a partir do dia 1° de abril de 2024 às 8:00. Situação que será amplamente divulgada através da imprensa à população.
Peço que desde já não sejam mais encaminhadas pacientes gestantes ao hospital até que sejam tratadas e resolvidas estas questões e solicitamos auxílio dos gestores estaduais para a pronta transferência das gestantes que ainda encontram-se internadas neste nosocômio. Qualquer mudança neste cenário entraremos em contato imediatamente. Certo de sua compreensão."