VIOLÊNCIA
ATAQUE A MOTORISTAS DE APP: Com mais um caso, região chega a cinco vítimas em outubro; relembre os crimes
Mais um trabalhador foi alvo de assaltantes na madrugada desta terça-feira
Última atualização: 24/10/2023 14:32
Os últimos meses estão sendo de medo e angústia para quem garante a renda na estrada, atendendo chamados pelo celular. Desde agosto, pelo menos sete motoristas de aplicativo foram atacados no Vale do Sinos.
Só em Novo Hamburgo foram cinco vítimas: uma foi feita refém, três foram esfaqueadas, e outra, na madrugada desta terça-feira (24), foi alvo de um tiro de raspão na cabeça. Na região, duas motoristas foram atacadas, uma em Sapucaia do Sul e outra em Estância Velha.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Um dos casos de grande repercussão no Vale do Sinos é o do motorista Enedir Wüst, de 49 anos, que morreu no dia 22 de julho, após lutar pela vida por quase um ano. Ele levou um tiro na cabeça no bairro Jardim Mauá em 7 de agosto do ano passado.
A onda de crimes contra a classe levou um grupo à Câmara de Vereadores para reivindicar ações de segurança pública em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de coibir a violência que tem acometido esses trabalhadores.
Relembre os casos
- 8 de agosto, Novo Hamburgo - Um homem e três mulheres embarcaram no carro de um condutor de 34 anos no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo. Quando chegou na Rua da Divisa, no bairro Santo Afonso, foi anunciado o assalto. A vítima foi cortada no pescoço.
- 27 de setembro, Novo Hamburgo - Um jovem de 21 anos havia recentemente deixado uma passageira quando foi surpreendido na Rua Alecrim, no bairro Hamburgo Velho, por volta das 21h15 daquele dia. Quando desligou o carro para aguardar uma nova chamada, um suspeito calçou uma arma entrou no carro e fez a vítima refém até o bairro Canudos, onde o criminoso mandou que o motorista descesse do carro.
- 4 de outubro, Novo Hamburgo - Darlei Soares Fernandes, de 59 anos, aceitou uma corrida para Novo Hamburgo. Ele foi esfaqueado na cabeça e nas mãos na Rua Miguel Couto, por volta das 21 horas. O suspeito fugiu, mas foi preso no dia seguinte, e confessou o crime. A vítima segue no Hospital Municipal de Novo Hamburgo.
- 9 de outubro, Novo Hamburgo - Um motorista dde 41 anos foi esfaqueado no rosto, em plena luz do dia. Ele pegou três passageiros, sendo um homem e três mulheres, na Rua Portugal, por volta das 10 horas daquele dia. Antes de chegar ao destino, no bairro Boa Saúde, o passageiro deu uma gravata no motorista e o agrediu várias vezes com golpe de faca e socos no rosto e braços. Roubou seu celular e a carteira, com R$ 190 em dinheiro. Os três fugiram a pé.
- 15 de outubro, Sapucaia do Sul - Um criminoso fez um chamado por aplicativo para uma corrida de São Leopoldo a Sapucaia do Sul por volta das 0h30. A condutora aceitou a viagem e, quando chegou ao destino solicitado pelo passageiro, no bairro Vargas, o homem anunciou o assalto e agrediu a vítima a facadas. Ele levou pertences e o carro da motorista. A condutora foi ferida na cabeça, ombro, tórax e nas mãos.
- 15 de outubro, Estância Velha - Rejane Grutzmann, de 49 anos, levou socos, arranhões e puxões da cabelo de uma passageira que solicitou uma viagem de Ivoti a Estância Velha, por volta das 18 horas. A mulher, que estava acompanhada por um homem no banco passageiro, pediu que a vítima parasse o carro no meio da Estrada Boa Saúde. Com a negativa da condutora, já que havia "carros por todos os lados", a mulher tentou pegar o volante de Rejane e iniciou as agressões. Assim que conseguiu encostar o carro, a vítima pediu para que os passageiros descessem. Depois disso, fez um boletim de ocorrência.
- 24 de outubro, Novo Hamburgo - Assim que deixou uma passageira em uma casa noturna localizada às margens da RS-239, um motorista de 36 anos foi surpreendido por dois criminosos armados. O crime aconteceu por volta das 0h10, quando os ladrões ordenaram que o condutor desembarcasse do carro. Antes que os homens tentassem fugir, a vítima agarrou um deles, momento em que foi atingido por um tiro de raspão na cabeça. Os gritos por socorro inibiram os assaltantes, que fugiram a pé, levando o celular do condutor. Ele foi socorrido à UPA Centro, onde recebeu atendimento e foi liberado.