No último ano, a demanda de atendimentos feitos pelo Procon de Canoas aumentou 10,66% em relação a 2021. Foram defendidos pelo órgão 27.666 consumidores. As reclamações mais demandadas são assuntos financeiros (36,08%), produtos – eletrodomésticos, informática e demais produtos – (20,17%) e telecomunicações (15,42%). Já os serviços privados (14,96%), água, energia e gás (8,77%) e educação (3,33%).
A diretora do Procon Canoas, Taís Marques, diz que no ano passado o serviço foi ampliado. “Fizemos a abertura de uma unidade descentralizada no bairro Niterói. Em breve, o serviço será estendido também no bairro Rio Branco”, ressalta.
O atendimento é contemplado de diversas formas, presencial, via telefone e e-mail. “Nossa bandeira é levar o atendimento do Procon a todos os canoenses, em todos os quadrantes da cidade, promovendo orientações e atendimentos a toda comunidade.”
Dentre os projetos em destaque do Procon canoense, está a ação a educação financeira com todas as turmas de 9º ano da rede municipal de educação, além de grupos com diversos segmentos do município (idosos, artesãos, entre outros). Ao total, foram feitos 123 eventos de capacitação financeira, atingindo um público de 2.209 pessoas.
“Este trabalho nas escolas proporcionou educar financeiramente futuros consumidores, com noções básicas de orçamento e renda e com atividades lúdicas simulando situações do dia a dia”, evidencia Taís.
LEIA TAMBÉM
Superendividamento
Conforme dados do Serasa, são mais de 62,5 milhões de superendividados no Brasil. Neste sentido, o Procon criou o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), com o objetivo de auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores. “Nossa intenção é que o consumidor possa, através deste serviço, se restabelecer financeiramente, buscando acordos que estejam dentro de seu orçamento, permitindo adimplir com suas obrigações e manutenção dos direitos básicos, como saúde, educação e alimentos”, relata a diretora.
Para Taís, os acordos irão proporcionar que o consumidor deixe de estar negativado, voltando ao mercado de consumo. “Por sua vez, as empresas venderão mais, gerando empregos. É um ciclo que estamos construindo, e é bom para todos”, finaliza a diretora do Procon.
Unidades no município
A sede do Procon Canoas fica localizada na Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon. Não há necessidade de agendamento prévio. As sedes descentralizadas ficam nos seguintes endereços: Unidade Guajuviras, localizada na Avenida 17 de Abril, 1.110; Unidade Mathias Velho, na Rua Santa Catarina, 3.420, (esquina Cruz Alta); e Unidade Niterói, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 91 (esquina Tamoio).
Fiscalização e ajuda aos canoenses
Durante o ano de 2022, a equipe de fiscalização do Procon realizou 416 ações em estabelecimentos comerciais, onde foram lavrados autos de infração por elevação da margem de lucro, produtos vencidos, produto sem validade, adulteração na validade dos produtos, qualidade do combustível, precificação, entre outros.
O Procon de Canoas conta com a ajuda da população para denúncias de irregularidades por meio de seu canal oficial de WhatsApp (51) 99149-0991. É possível enviar vídeos e imagens.
- Categorias
- Tags