TURISMO
Saiba quando começam as obras de conclusão da Rota Panorâmica, que liga Três Coroas a Canela
Asfaltamento do trecho, com cerca de 7,5 quilômetros, beneficiará o desenvolvimento turístico e novos investimentos
Última atualização: 28/11/2023 09:31
Três Coroas assinou, nesta segunda-feira (27), no salão nobre da prefeitura, o contrato com a empresa licitada, a Pavicon, para começar as obras de pavimentação da Rota Panorâmica, que liga a cidade a Canela e deverá ser uma rota alternativa, além de trazer turistas e movimentar a economia do local. O início das obras está previsto para a próxima semana e o prazo de conclusão é de oito meses.
Serão cerca de 7,5 quilômetros asfaltados e R$ 15 milhões investidos, que foram financiados através do programa Badesul Cidades. De acordo com o diretor de Turismo de Três Coroas, Cristian Krummenauer, a demanda era defendida há muito tempo. “É uma obra que vai impactar nas duas comunidades. Não é somente um asfalto, é um equipamento de turismo. Esse é um dia importante e memorável para Canela e Três Coroas”, afirmou.
O trajeto deverá valorizar o turismo para empreendimentos que existem na região, como vinícolas, rafting, agroindústrias e parques turísticos. O prefeito da cidade, Alcindo de Azevedo, destacou o atrativo para novos investimentos que a área poderá proporcionar ao desenvolvimento turístico da cidade. “Foi um trabalho muito grande para esse projeto ser aprovado, e quem ganha é a nossa população. Agora, ao invés das pessoas precisarem acessar Gramado para virem a Três Coroas, elas poderão sair de Canela direto aqui”.
O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, parabenizou o compromisso da administração de Três Coroas por tirar do papel a continuação do trajeto, que era aguardada há muito tempo. “É uma rota extraordinária. Será um campo minado de coisas boas. Trará benefício para os turistas e um passe importante para a população. Onde chega o asfalto, o progresso vai atrás”, enfatizou.
Também esteve presente na solenidade o representante da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, Gabriel Fogaça, que colocou à disposição de Três Coroas a inserção da Rota Panorâmica em um planejamento de turismo. “Para desenvolver essa rota turística, é preciso planejamento. A secretaria está à disposição para começarmos a trabalhar esse planejamento. Contem com a gente”.
Empreendimentos serão beneficiados
Para Teriana Selbach, representante do Raft Adventure Park, o asfalto no trecho era aguardado há 20 anos. “Há 10, efetivamente, nós estamos lutando de perto por essa obra. É uma mudança, não só para os raftings, mas para todo o turismo. Afinal, o rafting já se consolidou, temos um número expressivo. Agora, os turistas de Canela terão a possibilidade de descer para os nossos parques. Não seremos somente um turismo de passagem, as pessoas poderão aproveitar nossa cidade”, avalia.
Empresa licitada começará obra na próxima semana
A empresa licitada para a obra foi a Construtora e Pavimentadora Pavicon, que garantiu começar os trabalhos do asfaltamento na próxima semana. “Vamos seguir os moldes feitos em Canela. O prazo é de oito meses, pretendemos entregar no prazo ou mesmo antes”, afirmou Batista Roque Bagatini, representante da empresa.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Para ver este conteúdo na íntegra, é necessário que você seja assinante