NESTE SÁBADO

Árvores caídas, ruas alagadas e destelhamentos estão entre os estragos causados pelo temporal na região

Forte chuva afetou cidades como Bom Princípio, Dois Irmãos, Ivoti, Harmonia, Nova Hartz e Novo Hamburgo

Publicado em: 25/02/2023 22:05
Última atualização: 25/01/2024 08:37

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul neste sábado (25) é resultado da atmosfera quente e úmida com um centro de baixa pressão atmosférica, de acordo com a MetSul Meteorologia. Apesar de ter causado estragos em vários pontos pelo Estado, a meteorologista Estael Sias afirma que a precipitação é avaliada como "temporal típico" pelos especialistas. Cerca de 18 mil clientes da Rio Grande Energia (RGE) ficaram sem luz no decorrer do dia

No Vale do Sinos, Novo Hamburgo teve alagamento pela manhã, em um trecho da Rua Bertholdo Rech, no bairro Rondônia. Em Ivoti, apesar da chuva ter passado de forma passageira, moradores relataram falta de luz em alguns pontos – em decorrência da queda de árvores, que também afetou a passagem em alguns locais, como na Avenida Bom Jardim. Granizo foi registrado no bairro 25 de Julho. 

Queda de granizo é registrada no bairro 25 de julho, em Ivoti Foto: Rafael Saueressig/Especial

Em Dois Irmãos, a Avenida Irineu Becker, uma das principais vias da cidade, ficou alagada. Um carro foi atingido por uma árvore na Avenida Porto Alegre. Mais de 20 chamados referentes a árvores caídas, destelhamentos e estragos causados pela chuva foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros, que auxiliava a população por volta das 21h30. 

Em Nova Hartz, os Bombeiros atenderam três chamados de destelhamentos de casas, três de árvores caídas sobre fios elétricos, assim como fios estourados em alguns pontos. Além disso, um poste foi entortado pela chuva. Os Bombeiros ainda atenderam um chamado de um pinheiro que caiu sobre uma árvore, atingindo um motorista que se deslocava na RS-239. O caso aconteceu à tarde, no sentido Parobé-Sapiranga, no quilômetro 37 da rodovia. Equipes de ambas as cidades auxiliaram os Bombeiros de Nova Hartz na remoção dos galhos, bem como a Brigada Militar. O trânsito na via chegou a ficar interrompido por cerca de 25 minutos. O condutor não teve ferimentos.

No Vale do Caí, em Bom Princípio, a parede de um prédio e o telhado caíram no pátio dos Bombeiros, impossibilitando a saída de veículos do local. Ainda não se sabe se alguém ficou ferido. A reportagem tenta contato com a equipe da cidade, mas não teve retorno até as 22 horas deste sábado. Além disso, um morador informou que a estrutura de um campo de futebol, próximo ao Centro da cidade, entortou por conta da chuva. Postes de luz caídos também foram flagrados.

Em Harmonia, a prefeitura informou que há relatos de quedas de árvores em alguns pontos do município, além do destelhamento da Sociedade Milionários, que fica no limite entre a cidade e Tupandi.

Sociedade em Harmonia fica destelhada após forte chuva Foto: Divulgação

Volumes de água

Segundo a MetSul, na região metropolitana, os maiores volumes de chuva até as 18 horas foram de 38 mm em Novo Hamburgo, 33 mm em Campo Bom, 25 mm em Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Canoas, 23 mm em São Leopoldo, 20 mm em Nova Santa Rita e 13 mm em Eldorado do Sul e Gravataí.

O que esperar do dia seguinte?

O domingo (26) deve ter sol entre nuvens e períodos de maior instabilidade em alguns pontos do RS. "Em condição comum desta época do ano, o calor forma nuvens que vão trazer chuva bastante localizada típica de verão, especialmente em pontos mais ao norte e ao sul do Estado. Muito localmente, a chuva pode ser forte e com algum risco de temporal passageiro", informa o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. Os termômetros podem marcar até 33°C na região metropolitana. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas