As maiores árvores de erva-mate do Rio Grande do Sul serão conhecidas em um concurso da Emater/RS-Ascar. A segunda edição do Concurso Árvores Gigantes foi divulgada nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a ação, foram plantadas cinco mudas de erva-mate.
Na primeira edição, a espécie escolhida foi a araucária. Devido as enchentes que atingiram o Estado, a árvore que simboliza a cultura gaúcha foi a eleita para a competição. A divulgação será feita nos próximos meses. Em março de 2025, será lançado o regulamento e a abertura das inscrições, que poderão ser feitas nos escritórios municipais da Emater. A divulgação da árvore gigante será no dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore.
“Escolhemos a estratégia de elencar uma espécie por ano para despertar interesse e curiosidade sobre essas espécies, promovendo valorização das florestas entre proprietários de terras e comunidades em geral”, disse nesta quarta o professor de Silvicultura da Universidade de Passo Fundo (UPF), Jaime Martinez, durante divulgação do concurso.
É “uma grande oportunidade para a erva-mate, que terá divulgação das suas propriedades e seus benefícios, além do que ela representa no contexto ambiental, histórico, econômico, social, cultural e turístico”, como destaca o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Regional Passo Fundo e coordenador da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate, Ilvandro Barreto de Melo.
Qual o tamanho de um pé de erva-mate?
Segundo informações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a erva-mate, também conhecida como congonha e erveira, pode atingir uma altura de até 15 metros. “Possui copa densa e perenifólia, e seu tronco possui um valor médio de diâmetro que fica entre 30 e 40 cm”.
LEIA TAMBÉM