INCENTIVO
Artistas da região são selecionados em projeto do Museu da Cultura Hip Hop
Museu da Cultura do Hip Hop RS recebe exposições e é palco para atrações culturais em Porto Alegre
Última atualização: 04/07/2024 14:11
O Museu da Cultura Hip Hop RS divulgou, no final de maio, os selecionados através dos editais do programa Vem Pro Museu, financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras. Entre os selecionados, há projetos de Sapucaia do Sul (Morgan, Nice Ferreira), São Leopoldo (Don X, Grupo Explosão, LPJ MC, Sangui, Majin Blood), Esteio (MAGO, Ricky Smidt), Novo Hamburgo (Mano Cascata, Cocão), Montenegro (Mc Pedrão, Sol), Canoas (Daiane Irschlinger, Preto NV) e Gravataí (Guerreiro Poeta, DJ Gordex, Dessa Dona da Rima, Merlin, O Mago).
Foram selecionados 44 projetos através do edital de eventos, 50 artistas via do edital de estúdio musical, quatro projetos via edital de esporte, 14 escritores pelo edital de escritores e escritoras, além das seis exposições através do edital de museologia.
Retorno das exposições
Passado o período crítico da enchente, o Museu abre nova exposição neste sábado. “Vai Ficar Russso: Três Décadas de Revolução RS” foi selecionada através da primeira chamada do edital Vem Pro Museu, financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras e patrocínio do Instituto Neoenergia. A exposição chega à sala Hip Hop Criado na Rua, que é um espaço rotativo, e que até então estava recebendo a mostra “Da Guedes 30 Anos”.
Sobre a exposição
O Revolução RS surgiu como uma resposta fervorosa à desigualdade e ao abandono enfrentados pela periferia na capital gaúcha. Nasceu em 1992, sendo lançado oficialmente em 1993, na comunidade do bairro Bom Jesus, Zona Leste de Porto Alegre, como a voz insurgente de adolescentes que se recusavam a aceitar o descaso dos governantes. Hoje, o grupo é consolidado como uma potência indiscutível na história do rap sulista.
Museu da cultura Hip Hop
Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Museu da Cultura Hip Hop RS fica aberto para visitação de quarta a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, inclusive aos feriados. Neste período, é possível optar por visitas agendadas ou livres. A entrada é gratuita.