OBITUÁRIO

Artista visual Ricardo Blauth morre, aos 84 anos, em Santa Catarina

Natural de Novo Hamburgo e empresário do ramo farmacêutico, Blauth apaixonou-se pela arte há mais de 40 anos

Publicado em: 23/05/2024 14:01
Última atualização: 23/05/2024 14:02

O artista plástico hamburguense Ricardo Edmundo Blauth, conhecido como Ricardo Garopaba Blauth, morreu na noite desta quarta-feira (22), aos 84 anos, em Santa Catarina.


O artista visual Ricardo Blauth, o Ricardo Garopaba Blauth, morre aos 84 anos Foto: Arquivo pessoal

Vítima de câncer de ossos, Blauth estava internado no hospital da Unimed, em Tubarão. O velório ocorre nesta quinta-feira (23), das 14 às 19 horas, na Capelinha do Centro Histórico de Garopaba, cidade onde vivia há mais de 20 anos. A cerimônia de cremação será às 20 horas de hoje (quinta). Ele era viúvo, deixa três filhas e dois netos.

Empresário do ramo farmacêutico, Blauth apaixonou-se pela arte há mais de 40 anos. "Ele era um artista multifacetado. Artista visual que trabalhava com pintura de quadros, serigrafia, esculturas em pedra, madeira e ferro, cerâmica, mosaicos e, às vezes, misturava várias técnicas", declara a filha, a fotógrafa Simone Blauth.

Ele tinha obras de arte em espaços públicos e privados. Simone cita alguns locais, como a Prefeitura de Novo Hamburgo, a Fiergs e Hotel Ritter, em Porto Alegre.

O envolvimento com a arte envolveu a família. Além de Simone, que é fotógrafa, as outras filhas também seguem o caminho do pai. Sofia é artista plástica e Sabrina é musicista e trabalha com desenhos.

"O pai sempre foi amoroso, presente e nos ensinou tudo sobre a vida de cabeça aberta. Com ele, aprendemos a enxergar tudo com liberdade, respeito ao próximo e sempre enxergando a comunidade", conclui Simone.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas