Nesta sexta e sábado

Artista de Igrejinha interpreta personagem transgênero em musical no Teatro do CIEE

Gustavo Essbich protagoniza o espetáculo "Hedwig e o Centímetro Enfurecido", que será apresentado nesta sexta e sábado em Porto Alegre

Publicado em: 05/05/2023 03:00
Última atualização: 06/03/2024 10:38

O musical rock "Hedwig e o Centímetro Enfurecido", que será apresentado pela primeira vez na capital gaúcha, terá como protagonista, o artista e produtor cultural, Gustavo Essbich, de 25 anos.

Gustavo Essbich em "Hedwig e o centímetro enfurecido" Foto: Guilhermo Gil/Divulgação

Ele, que mora com seus pais no bairro 15 de Novembro, em Igrejinha, sobe no palco do Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861), às 20h30 de sexta-feira (5) e em dois horários no sábado (6), às 17 horas e às 20h30.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br/produtor/gustavoessbic. A classificação do espetáculo, com direção de Ivan Parente, é a partir de 16 anos.

A história central do musical é a autodescoberta e autoaceitação de Hedwig. "É uma pessoa que sofreu muito preconceito, exclusão e violência ao longo da vida, principalmente por ser uma pessoa transgênero, não binária", frisa Essbich, fã da obra, que sempre sonhou em produzir e estrelar o espetáculo, mostrando a essência da personagem.

"Ela representa todos aqueles que lutam para encontrar seu lugar no mundo, enfrentando desafios e preconceitos", diz. O artista pontua que o musical não é só para comunidade LGBTQIA .

"Ele traz assuntos importantes para todo mundo. Questões de como aceitar o próprio corpo, de se entender como um ser digno de amor, um ser que pode ser amado e amar outra pessoa também. É um espetáculo que vai tratar assuntos mais complexos, como o divórcio, o abandono, a traição e essa busca constante de encontrar o seu lugar no mundo", antecipa.

Espetáculo ganha a primeira montagem no Sul 

Ausente dos palcos nacionais desde 2014, o espetáculo "Hedwig e o Centímetro Enfurecido" ganha sua primeira montagem fora do eixo Rio-São Paulo. A versão atual reúne em sua maioria atores e técnicos gaúchos.

A personagem foi criada pelo escritor e ator John Cameron Mitchell, que interpretou Hedwig na produção original off-Broadway em 1998. Em 2014, uma produção de Hedwig estreou na Broadway, com Neil Patrick Harris ("How I Met Your Mother") no papel principal. O musical chegou ao Brasil em 2010 com Paulo Vilhena e Pierre Baitelli.

Essbich pretende se apresentar em Portugal

O projeto do artista é levar o espetáculo para São Paulo ainda neste ano. "Há muitos pedidos e depois, dependendo da tour nacional, está nos planos ir para Portugal, onde há muitos fãs do espetáculo", salienta Essbich.

Essbich lembra da trajetória artística


Gustavo Essbich em "Hedwig e o Centímetro Enfurecido" Foto: Gustavo Dutra/Divulgação

Natural de Igrejinha, Essbich fala com carinho da cidade do Vale do Paranhana, que voltou a morar em 2020, no auge da pandemia.

"É um lugar muito especial para mim. Foi lá que comecei a me envolver com a cultura, através dos grupos de dança que participei, como o CTG Sentinela da Tradição e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Kirchleinburg. Essas experiências me trouxeram muita inspiração e me levaram a explorar outras formas de arte", ressalta.

Ele chegou a morar em Caxias do Sul, onde estudou arte e fez bacharelado em Educação Física.

"Essa experiência me proporcionou um conhecimento corporal totalmente novo, que tem sido muito útil na minha trajetória artística. Aprendi a cuidar melhor do meu corpo e a explorar novas possibilidades de movimento e expressão, o que tem se refletido de forma positiva nas minhas performances e na minha relação com a arte", acentua.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilIgrejinhaRio Grande do Sul
TagsComunidade LGBTQIAESPETÁCULOHedwig e o Centímetro Enfurecidopersonagem transgêneroTeatro CIEE em Porto Alegre
Matérias Relacionadas