abc+

SÃO LEOPOLDO

Artista comemora 15 anos da criação de icônico quadro de Padre Reus

Imagem vazada em MDF foi colocada junto ao túmulo do religioso no dia 19 de outubro de 2009

Renata Strapazzon
Publicado em: 11/10/2024 às 09h:05 Última atualização: 11/10/2024 às 09h:06
Publicidade

Quem visita o túmulo do Padre Reus, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo, encontra, no local, um famoso quadro com a imagem do religioso. A obra vazada em MDF tem 81 centímetros de altura por 55 centímetros de largura e foi criada pelo artista visual Paulo Schaefer, o Paulinho dos Quadros. No próximo dia 19 de outubro, a criação, classificada por Schaefer como um divisor de águas em sua vida, completa 15 anos. Segundo ele, a ideia de criar um quadro com a imagem de Padre Reus partiu da filha.

Imagem vazada em MDF foi colocada junto ao túmulo do religioso no dia 19 de outubro de 2009



Imagem vazada em MDF foi colocada junto ao túmulo do religioso no dia 19 de outubro de 2009

Foto: Acervo Pessoal

No final de 2008, Schaefer lembra ter trocado a vida agitada com o emprego no comércio para apostar em uma nova ocupação, que começou como uma “brincadeira” com sobras de madeira que tinha em casa.

“Criei gosto por aquilo que era para ser um passatempo. As pessoas que viam elogiavam os trabalhos. Pensei: isso pode se tornar uma profissão. E assim aconteceu. Comecei a ter minhas primeiras encomendas depois que fiz a imagem dos meus filhos. Como devoto do Padre Reus, num domingo após a missa, minha filha perguntou por que eu não fazia um quadro do Padre Reus”, recorda.

LEIA TAMBÉM: Missa com Crianças é a nova atração no Santuário Sagrado Coração de Jesus

A sugestão da menina teria ficado na cabeça de Schaefer. “Assim que cheguei em casa, peguei uma imagem do Padre Reus e comecei a desenhar. Em uma semana o quadro estava pronto”, diz. Com o quadro concluído, o artista entrou em contato com o padre Hugo Mentges, reitor do Santuário à época, na intenção de pedir autorização para divulgar a imagem.

“Nem pensava em comercializar. Então resolvi entrar em contato com o Santuário, com o reitor, que além de autorizar, solicitou um quadro para ser colocado próximo ao túmulo. O mesmo quadro está lá até hoje”, celebra.

A criação da imagem deu a Schaefer, ainda, o apelido pelo qual ele é reconhecido na cidade. “A repercussão foi tão grande que um ex-colega de trabalho me falou: ‘agora tu vai ser o Paulinho dos Quadros’. Além de transformar minha vida pessoal e profissional, ainda trouxe uma identidade para meu trabalho”, avalia.

SAIBA MAIS: BR-116: Congestionamento de quase 3 km é registrado em São Leopoldo

Para o artista, a criação do quadro representa o que ele classifica como uma “obra de gratidão”. “Inúmeras vezes visitava o Santuário em busca de orientação, inspiração, paz, saúde, tranquilidade, e sempre fui atendido. O quadro é uma obra de fé, que representa a identidade de uma nova vida e de várias conquistas, representa qualidade de vida, reconhecimento”, diz

“Passados 15 anos e saber que o legado do Padre Reus está em tantos lares representado pelo quadro, saber que muitos fiéis fazem seus pedidos, suas orações, seus agradecimentos diante da imagem, saber que muitas pessoas se lembram de mim, da minha família, do meu trabalho diante da imagem. Tudo isso traz uma sensação de paz, um sentimento de alegria, de empatia. Fico muito emocionado”, completa. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade