ESPORTE
Arte marcial japonesa ganha destaque em Canoas
Município é um dos principais polos de judô do Rio Grande do Sul
Última atualização: 01/03/2024 09:20
O judô é um dos esportes que mais têm ganhado espaço e destaque em Canoas. O município é considerado pela Federação Gaúcha de Judô (FGJ) um polo da arte marcial japonesa no Rio Grande do Sul. No último fim de semana, a cidade foi palco do Campeonato Brasileiro de Judô - Região V. O evento reuniu cerca de 800 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Participaram 179 judocas gaúchos, o Estado contou com representantes em todas as categorias (feminino e masculino) da competição - sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sênior (adulto). O pódio foi conquistado 64 vezes.
O ginásio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) lotou no sábado (1º) e no domingo (2), o público pôde acompanhar quatro áreas de luta. "Tivemos um retorno muito positivo, foi a primeira vez que a competição ocorreu simultaneamente nas cinco regiões, ou seja, os resultados eram inseridos em tempo real na plataforma", destaca o presidente da FGJ, Luiz Bayard.
Os pontos conquistados pelos atletas no campeonato são contabilizados para o ranking nacional, a pontuação serve de base para a convocação de atletas na Seleção Brasileira. "O quantitativo de atletas aumentou consideralvemente, e por consequência o nível também elevou. Tivemos bons resultados. Os judocas gaúchos tiveram um bom desempenho", afirma.
Para a próxima edição, Bayard explica que está sendo estudada a possibilidade de aumentar os dias de competição ou o número de áreas de luta. "Tivemos alguns atrasos por conta do grande número de competidores. Estamos avaliando qual será a melhor opção."
Formação e incentivo
O presidente da Federação Gaúcha de Judô (FGJ) destaca Canoas como uma das matrizes do esporte olímpico. "Temos cinco entidades credenciadas que formam muitos atletas em nível nacional. A Prefeitura também tem disponibilizado e incentivado o esporte incluindo em programas sociais e nas escolas. Cada ação fomenta e fortalece mais ainda o judô", observa Bayard.
A organização do evento do fim de semana foi feita pela FGJ. A próxima competição do calendário oficial da federação é o Circuito Estadual de Judô, o campeonato vai ocorrer em 29 de abril, em Gramado. "É como se fosse o nosso Gauchão, os quatro melhores de cada categoria disputam uma vaga para a seleção de judô", conclui.
Bayard diz que é fundamental que existam políticas públicas de incentivo aos novos talentos. "Temos bons professores de judô, Canoas é exemplo disso. Quanto mais o esporte for expandido para as escolas, mais promessas do esporte serão descobertas."