VEJA VÍDEO
"Argentina emite pela primeira vez alerta para tornados": Estael Sias atualiza avanço de tempestades para o RS
Segundo a meteorologista da MetSul, no país vizinho rajadas de vento ultrapassaram 100 km/h
Última atualização: 01/12/2024 19:53
O Rio Grande está atento para o risco de tempestades severas nas próximas horas. A Defesa Civil gaúcha e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas que indicam a possibilidade de rajadas de vento ultrapassarem a marca de 100 km/h no Estado, além de grande volume de chuva, descargas elétricas e queda de granizo.
No fim da tarde deste domingo (1º), a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, atualizou a situação dos temporais que já atingem países vizinhos e que devem chegar ao território gaúcho, com potencial de causar alagamentos, queda de árvores e postes, destelhamento de casas, colapso de estruturas e falta de energia elétrica.
Leia mais: Quem é o pizzaiolo premiado que morreu ao ser arremessado por veículo desconhecido na RS-239
Em vídeo publicado nas redes sociais, Estael conta que no Uruguai os temporais já causaram diversos estragos e transtornos. “Na Argentina, na província de Santa Fé, as rajadas de vento passaram de 100 km/h e pela primeira vez na história do serviço meteorológico nacional da Argentina foi emitido um alerta para tornados”, revela.
A especialista ainda mostrou o monitoramento de raios, que mostra um alinhamento de inicidência do fenômeno nos países vizinhos. “Uma linha de tempestade que está atuando desde o centro e o nordeste da Argentina, passando pelo Uruguai. Com esse indicador de alta incidência de raios que traz um cenário de alerta”, explica.
Na sequência, Estael destaca que esses temporais devem seguir em direção ao RS, trazendo um cenário de alerta, especialmente para os municípios da região extremo Sul. “Já tem nuvens avançando e o risco é iminente de fortes temporais no território gaúcho, em municípios da zona sul da Campanha e do Oeste”, pontua.