abc+

NEGÓCIOS

Arezzo: "Unidade não se viabilizou técnica e financeiramente", diz empresa sobre fechamento em Veranópolis

Decisão foi comunicada terça-feira aos pouco mais de 160 trabalhadores da unidade da Serra Gaúcha

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 04/05/2023 às 17h:05 Última atualização: 06/03/2024 às 10h:32
Publicidade

A calçadista Arezzo&Co vai fechar sua unidade de produção localizada no município de Veranópolis, na Serra gaúcha. A decisão foi comunicada aos pouco mais de 160 trabalhadores e à direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário na última terça-feira (2), pegando a cidade de surpresa. Em abril deste ano a Arezzo&Co já havia feito demissões na unidade de Campo Bom, no Vale do Sinos.

Arezzo anuncia fechamento de unidade em Veranópolis, na Serra



Arezzo anuncia fechamento de unidade em Veranópolis, na Serra

Foto: Reprodução/Google Maps

O encerramento das atividades será no próximo dia 16. De acordo com comunicado da companhia, “a unidade não se viabilizou técnica e financeiramente”. A operação industrial em Veranópolis foi aberta no fim de 2021. No mesmo comunicado, a Arezzo reforça que o encerramento da fábrica de Veranópolis não muda sua estratégia.

A Arezzo informa que somente no Rio Grande do Sul são 2,6 mil funcionários, 35 lojas e produção de 13 milhões de pares de calçados por ano. Também conforme a empresa, sindicato e prefeitura de Veranópolis estão trabalhando em conjunto na realocação dos trabalhadores em outras empresas locais.

Em entrevista à imprensa local, o prefeito de Veranópolis Waldemar de Carli (MDB) diz que a saída da Arezzo não o deixou preocupado. “Nós subsidiamos o aluguel e o cálculo do que recebíamos (através de imposto direto) era desfavorável para nós”, explicou em entrevista à Tua Rádio.

Ele adiantou que a tendência é que a política de incentivos à indústria calçadista seja revista. “Não adianta mais buscar indústria calçadista. Se ela quiser vir de boa vontade, vai ter que pagar o aluguel. Com o subsídio da prefeitura, não cabe mais”, informou Waldemar de Carli na entrevista.

A unidade que será desativada pela Arezzo em Veranópolis no dia 16 de maio já abrigou, no passado, a produção da Coopershoes e da São Paulo Alpargatas. Os pavilhões ficam no quilômetro 109 da BR-470, no bairro Valverde.

Confira a íntegra da nota da Arezzo sobre unidade de Veranópolis

A Arezzo&Co investiu na operação de Veranópolis nos últimos 18 meses, mas a unidade não se viabilizou técnica e financeiramente, encerrando portando suas atividades em 16 de maio. A decisão não muda a estratégia da empresa que no RS emprega 2.600 funcionários, opera 35 lojas e produz mais de 13 milhões de pares de calçados por ano. O sindicato e a prefeitura estão conjuntamente trabalhando para a realocação dos colaboradores, o mais breve possível, em outras indústrias locais. A produção dessa planta será distribuída em outras unidades fabris do grupo Arezzo&Co, no RS.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade