abc+

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Arborização consciente envolve estudantes da rede municipal de Estância Velha

Somente neste ano, mais de 800 mudas de árvores já foram plantadas

Dário Gonçalves
Publicado em: 08/11/2023 às 05h:00 Última atualização: 08/11/2023 às 14h:22
Publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa) de Estância Velha, em parceria com a RGE, Sicoob e a empresa Viveiro Schneider, está trabalhando no projeto Árvore Segura. A iniciativa faz parte do Plano de Arborização Consciente e conta com um programa denominado “Plano A”, que começou no início deste ano ao ensinar as crianças nas escolas a plantarem árvores de forma correta.

Projeto estimula o ensino ambiental às crianças da rede municipal | Jornal NH



Projeto estimula o ensino ambiental às crianças da rede municipal

Foto: Hoeslen Mauzer/Prefeitura de Estância Velha

O programa tem como objetivo envolver as crianças e a comunidades no planejamento do plantio de árvores, levando em consideração aspectos importantes como a posição do sol, a interferência da rede elétrica e a influência de diversos objetos, como floração, frutas ou sombras que as árvores podem proporcionar.

“O Plano A é um trabalho consciente de plantio na nossa cidade. Trabalhando desde praças, ruas, desde o morador local que quer fazer um plantio na frente da sua casa e acaba solicitando da prefeitura uma muda de árvore. A gente orienta e dá a muda adequada considerando fiação, esgoto, se é perto de uma esquina, se não é, se vai dar fruto, se vai dar sombra, flores, etc.”, explica o articulador de Projetos Ambientais da prefeitura, Hoeslen Mauzer.

O Plano A já fez o plantio de cerca de 800 mudas envolvendo crianças das escolas e a comunidade somente este ano, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação. “Várias escolas já estão com pomares, que irão fornecer frutas e sombras”, acrescenta Mauzer. No dia 30 de outubro, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Estância das Crianças e Emei Rincão dos Pequeninos plantaram 100 mudas, e na terça-feira (31) a própria RGE realizou o plantio de mais 100. Já no dia 1º de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Kennedy participou da atividade, também plantando uma centena de mudas inseridas na Praça do Parque, localizada na Rua Cândido Portinari, no bairro Rincão dos Ilhéus.




Uma atenção especial é dada à escolha de espécies de árvores a serem plantadas sob redes de energia elétrica, priorizando aquelas de menor porte, como araçá, aroeira salsa, cerejeira, chal-chal, ipê-branco, ipê-amarelo, pitangueira, quaresmeira, cambuí, chá-de-bugre, cocão, goiabeira-da-serra, guabiroba, guabiju, manacá-da-serra, ingá, romã e outras.

Arborização + Segura também em Novo Hamburgo

Quem passa pela Avenida Nações Unidas, próximo ao Colégio Marista Pio XII, também pode observar árvores plantadas na calçada com uma placa indicando que é uma arborização segura. Trata-se do mesmo programa da RGE que foi feito em Estância Velha. Em Novo Hamburgo, 100 mudas foram plantadas em ruas e avenidas através do Programa Arborização + Segura, executado pela companhia de energia em parceria com a Prefeitura.

Entre os benefícios do programa, conforme explica o analista de meio ambiente da RGE, Giulliano Gilioli Bindo, estão o sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual. “Além de maior segurança e qualidade no fornecimento de energia, o município se beneficia com novas árvores plantadas, proporcionando a revitalização gradativa da arborização urbana, diminuindo o risco de quedas de árvores e acidentes elétricos”, afirmou a consultora de Negócios da RGE, Elisandra Maciel Terres de Castro.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade