abc+

EM SÃO LEOPOLDO

Apresentação gratuita com orquestra e cerca de 200 vozes homenageará o Bicentenário

Evento ocorre no próximo sábado (13), a partir das 19 horas, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Renata Strapazzon
Publicado em: 09/07/2024 às 14h:29
Publicidade

Dentro da programação especial em homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil acontece neste sábado (13) a apresentação única da 9ª Sinfonia de Beethoven. O evento, organizado pela Presto Produções e Apresentações Artísticas, com o apoio da Lei Rouanet, ocorre a partir das 19 horas no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde está localizado o túmulo do Padre Reus.

Penúltimo ensaio da orquestra aconteceu nesta segunda-feira (8), na Sociedade Ginástica, em São Leopoldo



Penúltimo ensaio da orquestra aconteceu nesta segunda-feira (8), na Sociedade Ginástica, em São Leopoldo

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

O evento também marca a primeira apresentação da Canção ao Imigrante. Escrita pelo compositor Zé Martins e com música de Vagner Cunha, a obra inédita foi encomendada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo para homenagear o Bicentenário da Imigração Alemã.

A entrada é gratuita e os organizadores incentivam a solidariedade com a doação de um litro de leite ou de um quilo de alimento não perecível, que serão doados ao Centro Educacional Medianeira. Quem desejar, também pode doar materiais escolares de qualquer natureza. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turístico (Sedettec).

Diretora e coordenadora artística da Presto e idealizadora do projeto de apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven em São Leopoldo, Lucia Passos, conta que o projeto começou a ser organizado no final do ano passado. Os ensaios dos coros começaram em março, e da orquestra, em abril. Conforme Lúcia, a apresentação, que terá cerca de 1h30 de duração, contará com 70 músicos, quatro solistas e cerca de 200 cantores, sob a regência do maestro João Paulo Sefrin.

“Queremos abraçar a comunidade de São Leopoldo com música, que é o que sabemos fazer e que fizemos com amor”, comenta Lucia. Na manhã desta segunda-feira (8) foi realizado o penúltimo ensaio da orquestra, na Sociedade Ginástica, no Centro. Já os coros ensaiaram no fim de semana na PUC, em Porto Alegre. O último ensaio geral com a presença de todos os componentes da apresentação será na sexta-feira (12), no Santuário, a partir das 19 horas.

Conforme Lucia, a escolha pela 9ª Sinfonia de Beethoven se deu pelo fato de que sua criação também completa 200 anos em 2024. “E é uma música que fala sobre o futuro, sobre superação, alegria, paz e esperança, tudo o que estamos precisando neste momento em São Leopoldo e no Estado após termos vivenciado toda esta tragédia com a enchente”, destaca.

“Hino de fé” 

O maestro João Paulo Sefrin, responsável pela produção musical da Presto, comenta que a realização de uma grande e única apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven será um marco neste recomeço. “É um hino de fé na determinação em seguir a vida, uma homenagem aos duzentos anos da imigração alemã no Brasil e da 9ª Sinfonia, mas sobretudo a todos aqueles que se entregam, dia a dia, à construção de um novo agora, num mundo melhor” diz.

Para o maestro, a obra de Beethoven ainda hoje marca grandes momentos da atualidade, justamente por simbolizar a vitória da alegria, da vida, sobre a dor e a tristeza. “Beethoven lutava contra sua saúde muito abalada, dificuldades financeiras, isolamento, além da surdez, praticamente total. Ainda assim, através da dor buscou a vida, a alegria; da debilidade de sua saúde buscou a vitalidade e arrojo para caminhar na direção da eternidade. São Leopoldo e todo o povo gaúcho atravessam um grave momento por causa das enchentes. Busca – e vai – se reerguer”, completa.

Os recursos financeiros para a realização do espetáculo são provenientes de patrocínios obtidos por meio da Lei Rouanet, Lei de Incentivo à Cultura Federal. Patrocinam o evento as empresas Superfestas, Frontec, Regnal Rexnord, Gedore e Unique. O copatrocínio é da Sicredi Pioneira, Unimed e da Vila Rica Imóveis. O evento também tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, Secretaria da Cultura de São Leopoldo e Escola Pública de Gestão de São Leopoldo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico – Sedettec, Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria, Centro Medianeira de Educação e Cidadania, Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, Santuário Sagrado Coração de Jesus, Sociedade Ginástica São Leopoldo e Colégio São Luiz.

Sobre a 9ª Sinfonia de Beethoven

A 9ª Sinfonia de Beethoven, a última escrita pelo músico alemão e uma das mais famosas até os dias de hoje, celebrou 200 anos no dia 6 de maio deste ano. A Sinfonia nº 9 foi o ápice da carreira de Beethoven e tornou-se um marco da música clássica ocidental. Sua primeira apresentação aconteceu em Viena, na Áustria, e foi muito inovadora, pois teve um poema – Ode à Alegria, de Friedrich Schiller, como inspiração e cantado por um coral de vozes, algo inédito em uma sinfonia.

 

Festival Musicâmara reúne corais nesta semana 

Antes da apresentação de sábado (13), a semana também será de muita música em São Leopoldo. Começou ontem e segue até quinta-feira (11) o Festival Musicâmara, que reúne corais da região. Organizado pela Presto, o festival ocorre sempre às 20 horas na Igreja do Relógio. As apresentações são gratuitas, mas pede-se um ingresso solidário de um quilo de alimento não perecível, ou um litro de leite ou material escolar, que serão destinados à Comunidade Evangélica.

Desejamos proporcionar à comunidade um momento de beleza e de sonoridade, estimulando o retorno às atividades de modo leve, após este difícil período vivenciado com as enchentes”, ressalta a fundadora da Presto, Lucia Passos. Durante o festival, também será exibido o documentário “Nossas Origens – O Legado da Imigração Alemã” produzido pela Presto. “O roteiro celebra a força e a coragem dos imigrantes e que atualmente são tão relevantes para nosso Rio Grande do Sul”, sintetiza Lucia.

Nesta terça-feira (9) o festival contará com a apresentação do Coral União, de Estância Velha, e do Coro Masculino de Bom Princípio, com a regência de Martin Altevogt. O Coral da Comunidade Evangélica de São Leopoldo e o Coro Feminino Donna Voce, de Porto Alegre, são as atrações da quarta-feira (10). A regência será de Volmir Jung e de Ana Maria Ribeiro Althoff. Já o encerramento na quinta-feira (11) será com o Coral Julio Kunz, de Novo Hamburgo, cuja regência será de Volmir Jung.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade