abc+

ESPÍRITO NATALINO

Após sonho de Natal quase ir pela lama, mutirão recupera brinquedos para crianças carentes

Município do Vale do Caí teve 80% do território alagado e muitas doações que serão entregues no Natal precisaram ser recuperadas de última hora

Dário Gonçalves
Publicado em: 14/12/2023 às 07h:00
Publicidade

De acordo com a lenda, certa noite, Papai Noel sonhou que todos no mundo eram felizes, tinham comida na mesa, havia paz, amor e celebração do Natal entre todos. Mas ao acordar, viu que a realidade era bem diferente. Entristecido, decidiu que ele mesmo, uma vez por ano, levaria presentes e alegria para todos. Esta é a lenda do Sonho do Papai Noel, que baseia a ação do Primeira Infância Melhor (PIM), de São Sebastião do Caí, município duramente atingido por enchentes em 2023.

Sandra mostra o resultado após trabalho realizado | Jornal NH



Sandra mostra o resultado após trabalho realizado

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Mais de 80% da cidade foi atingida pelas águas do Rio Caí em novembro, a maior da história, que levaram em seu curso muitos sonhos. No entanto, conforme a coordenadora do PIM, Sandra Vargas, o desejo de levar alegria às crianças neste Natal segue muito vivo. A água atingiu os brinquedos que irão para doação, mas uma força-tarefa de voluntários trabalha para recuperar item por item e presentear centenas de crianças neste final de ano.A primeira ação do Sonho do Papai Noel ocorreu em 2022, com a entrega de 498 brinquedos. Desta vez, apesar do desafio enfrentado, o objetivo é dobrar o número de crianças presenteadas. “Nós temos hoje mais de 400 crianças de 0 a 6 anos atendidas pelo PIM, e todas elas receberão presentes. Mas não podemos chegar numa casa e presentear uma criança e não dar nada a um irmão ou irmã só porque tem mais de 6 anos e não faz mais parte do programa”, comenta Sandra.

Os donativos são arrecadados durante todo o ano e uma grande campanha foi realizada para o Dia das Crianças. O que não foi doado na ocasião começou a ser preparado para o Natal. “Nós limpamos e higienizamos tudo. É um trabalho que já estava feito e nós preparávamos para o Natal. Mas quando chegamos no PIM e vimos aquele cenário, a água chegou a 1,20m. Foi muito desolador”, acrescenta a coordenadora.

Arrecadar todos os donativos do zero seria impraticável, e jogar tantos ursos, bonecos e brinquedos fora também não era uma opção. Por isso, a alternativa foi juntar os esforços para lavar e recuperar o máximo de brinquedos possíveis. Durante todo o último mês, as máquinas de lavar não tiveram descanso, pois atuam para tirar a lama das roupas e ursinhos que farão a alegria dos pequenos.

Presentes garantidos

Ao menos neste Natal, cada criança atendida pelo PIM terá garantida uma peça de roupa ou de calçado novo. Isso porque a Assistência Social e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Sebastião do Caí estão unidas para atender 700 cartinhas que foram distribuídas pelo comércio. “As crianças do PIM e seus irmãos sempre recebem roupas e calçados novos. Então, nessas cartinhas elas pediram um item novo e ganharão neste Natal”, explica Sandra.

Ao todo, serão três entregas de presentes. A primeira, para cerca de 250 crianças na Emef Davi Canabarro, do bairro São Martin, no dia 19. Depois, em torno de 200 crianças do Loteamento Popular receberão os presentes no Salão Paroquial São José. Por fim, outros 500 brinquedos serão doados na Praça Edwino Pull, abrangendo os bairros Navegantes, Quilombo, Angico, Vila Rica e Rio Branco. Interessados em ajudar podem doar brinquedos até sexta-feira (15), no PIM Caí (Rua Ari Baierle, 221).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade