abc+

SETE MESES DEPOIS

Aumenta para 54 o número de mortos nas enchentes no Vale do Taquari

Corpo encontrado em janeiro foi confirmado pelo IGP como de uma das vítimas desaparecidas no desastre; quatro pessoas ainda não foram encontradas

Ubiratan Júnior
Publicado em: 17/04/2024 às 17h:29 Última atualização: 17/04/2024 às 17h:43
Publicidade

Sete meses após as enchentes que devastaram cidades do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, o governo do Estado confirmou nesta quarta-feira (17) mais uma morte por decorrência da tragédia de setembro de 2023. Com isso, aumentou para 54 o número de óbitos das cheias.

Roca Sales foi um dos municípios atingidos enchente em setembro de 2023 | abc+



Roca Sales foi um dos municípios atingidos enchente em setembro de 2023

Foto: Mauricio Tonetto/Secom/Reprodução

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) identificou mais uma vítima. Trata-se de uma moradora de Roca Sales. O corpo dela foi encontrado no dia 6 de janeiro no Rio Taquari, em Lajeado. Conforme o órgão, devido ao estado avançado de decomposição, várias técnicas para obtenção de um perfil genético foram utilizadas.

O nome da vítima não foi divulgado. Com a identificação, a Polícia Civil (PC) retirou ela da lista de desaparecidos, que diminuiu para para quatro pessoas. Desde novembro do ano passado, não havia variação na relação de mortos e desaparecidos por conta do desastre.

O governo destaca que as equipes seguem em operação por conta dos desaparecidos, “conjugando o rigor dos protocolos com a necessidade de dar respostas à sociedade”.

Também enfatiza que o processo de localização e identificação de vítimas exige um trabalho minicioso e que a PC e o IGP são responsáveis por esses processos. “A tarefa envolve uma série de cuidados, protocolos e obrigações que devem ser cumpridos para evitar erros que poderiam gerar ainda mais transtornos e sofrimento aos familiares das vítimas”, pontua o governo gaúcho. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade