A comunidade da Paróquia Santo Antônio, da localidade de Vendinha, limite entre Montenegro e Triunfo, realizou neste final de semana a II Festa da Melancia. A abertura ocorreu ainda no sábado (13), com a presença dos prefeitos dos dois municípios, no salão da comunidade.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
De acordo com o padre Ricardo Nienow, a festa tem tudo para crescer nos próximos anos, isso porque as últimas duas safras sofreram com as condições climáticas, primeiro com a seca e, no ano passado, com as enchentes. “Muitos produtores perderam tudo e tiveram que correr contra o tempo. Se fosse um ano bom, com certeza teríamos muito mais expositores, estaria mais bonito, mas já conseguimos realizar uma festa maior que a do ano passado e, para o ano que vem, esperamos algo ainda melhor”, comenta.
A Festa da Melancia de Montenegro, conforme relembra o padre, acontecia tradicionalmente na cidade, organizada pelos produtores rurais, porém, deixou de ser realizada por volta dos anos 2000. “Em 2023 resgatamos como uma festa de domingo, para trazer as pessoas para dançar, não exatamente focada na fruta. Esse ano, expandimos também para o sábado, resgatando essa cultura. “Então, acredito que podemos fazer uma festa ainda maior em 2025”, complementa Nienow.
Vendas para cobrir os gastos
O produtor rural Enio Hossmann explica que foram muitas dificuldades ao longo do ano, em especial no segundo semestre de 2023. “Estamos conseguindo nos defender, não chega a ter um grande lucro. A melancia não está em sua melhor qualidade, mas já está bem melhor e a partir de agora conseguiremos ofertar um produto mais gostoso e mais barato”, comentou Hossmann.
A festa teve ainda domingueira com as bandas Champion, Rainha Musical e o cantor Gabriel Expresso.
LEIA TAMBÉM