abc+

CONTRATO EMERGENCIAL

Após queda de ponte, prefeitura de Taquara contrata nova empresa para alunos da Dona Leopoldina

Contrato com validade de seis meses foi feito após acidente na Estrada da Grota, quando 13 crianças ficaram feridas

Susete Mello
Publicado em: 20/03/2024 às 14h:50 Última atualização: 20/03/2024 às 14h:50
Publicidade

A partir de quinta-feira (21), a prefeitura de Taquara terá uma nova empresa que fará as linhas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dona Leopoldina. A contratação de forma emergencial, com validade de seis meses, é a medida tomada depois do acidente ocorrido na segunda-feira (18), quando 13 alunos e o motorista do veículo escolar, já retirado do local, sofreram um acidente. O desligamento das linhas específicas da Dona Leopoldina foi feito na terça (19) de forma liminar.

Escola Dona Leopoldina em Taquara | abc+



Escola Dona Leopoldina em Taquara

Foto: Susi Mello/GES-Especial

As aulas presenciais da instituição voltarão somente na quinta. A prefeitura informa que, nesta quarta (20), as aulas são online com atividades passadas pelas professoras para que os alunos realizem em suas casas. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, a transferência de retorno às aulas busca dar mais tempo para que toda a equipe de profissionais da instituição possa se preparar para receber os estudantes.

Entre os alunos, há temor de retornar à escola. “A primeira coisa que ela disse quando resgatei ela no local do acidente é não queria mais ir de ônibus e depois falou que não quer mais ir para escola”, declarou na manhã desta quarta, a agente comunitária de saúde, Ludmila de Mattos da Silva, mãe de Lívia, 5, que quebrou o fêmur da perna direita na queda do ônibus e que passou por cirurgia na terça. Ela e outro menino, 5, seguem no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC).

A industriária Tamires Ariane da Silva, mãe do aluno Diego da Silva Araújo, 5, que está hospitalizado em Porto Alegre, conta que seu filho não quer voltar para a escola. “Ele está um pouco assustado ainda”, acrescenta.

A prefeitura informa que, das 14 vítimas do acidente, dez estão em suas casas, incluindo o motorista. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o motorista do ônibus, que estava no Hospital Bom Jesus, de Taquara, recebeu alta no final da manhã de terça-feira. Em Parobé, até o início desta manhã, duas crianças ainda aguardavam reavaliação clínica no Hospital São Francisco de Assis.

Funcionários da pedreira filmam e registram momento da retirada do ônibus escolar em Taquara  | abc+



Funcionários da pedreira filmam e registram momento da retirada do ônibus escolar em Taquara

Foto: Arquivo pessoal

Investigação

O acidente gerou um boletim de ocorrência, feito pela própria Brigada Militar. A prefeitura informa que, por norma, para todo acidente de trânsito envolvendo vítimas é instaurado inquérito policial para apurar as causas. Ainda na segunda-feira, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) esteve no local.

Os dados coletados no processo administrativo da prefeitura de Taquara serão posteriormente encaminhados às autoridades competentes.

O titular da Delegacia de Polícia de Taquara, delegado Valeriano Garcia Neto, diz que aguarda laudos periciais e depoimentos. “Não descartamos hipóteses de falha mecânica ou imperícia do motorista”, antecipa.

Notificação

Na terça, a prefeitura notificou a Maroto Viagens Ltda, proprietária do ônibus envolvido no acidente. A notificação, explica a administração municipal, é um instrumento administrativo para apuração dos fatos e eventual rescisão contratual, inclusive em caráter liminar.

Ela concede à empresa a possibilidade de esclarecer, em um prazo de cinco dias úteis, a real situação do veículo que estava transportando as crianças no momento do acidente e se de fato era o ônibus que havia sido contratado com as devidas vistorias exigidas no edital.

A área jurídica da Maroto Viagens informa que empresa recebeu nesta quarta-feira, pela manhã, a notificação da prefeitura. “Faremos a defesa e o posicionamento da empresa quanto a esta notificação dentro do prazo estipulado pela municipalidade”, informa.

No final da tarde desta quarta-feira, a empresa também fará um posicionamento quanto ao ocorrido por meio de nota oficial.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade