BOA NOTÍCIA
Após longa espera, Novo Hamburgo recebe nova ambulância para o Samu e está na fila por mais
Veículo entregue nesta terça-feira é de suporte avançado, ou seja, funciona como uma UTI móvel
Última atualização: 06/12/2023 20:53
Depois de uma longa espera, Novo Hamburgo passou a contar nesta terça-feira (5) com uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Diante da necessidade, a Prefeitura já está com pedido encaminhado para receber mais unidades.
Com uma população de 227.732 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Novo Hamburgo conta atualmente com três ambulâncias para o Samu. A média é de uma viatura para cada grupo de 76 mil habitantes. "Já estamos com pedidos protocolados para conseguir mais", disse a prefeita Fatima Daudt (MDB).
A relação habitantes por ambulância em Novo Hamburgo é quase o dobro da média nacional. Segundo informa o Ministério da Saúde em sua página na internet, hoje são 3.955 unidades no País, incluindo ambulâncias básicas e avançadas, motolâncias, embarcações e aeronaves.
Os veículos atendem a uma população de 185,9 milhões de habitantes, o equivalente a 86,7% dos brasileiros. A média nacional é de uma viatura (independente da categoria) para cada 47 mil habitantes, ou seja, bem melhor que a média hamburguense.
Segundo a Prefeitura, o veículo que chegou nesta semana é da categoria suporte avançado. Na prática trata-se de uma UTI móvel, ou seja, a ambulância conta com mais equipamentos e pode ser utilizada em ocorrências envolvendo pacientes em estado grave. As outras duas ambulâncias do Samu na cidade são de suporte básico.
Ainda conforme a Prefeitura, esta foi a primeira ambulância do Samu enviada ao Rio Grande do Sul nos últimos quatro anos. Ao todo o Estado recebeu oito veículos. Junto com a UTI móvel Novo Hamburgo recebeu uma van com acessibilidade para transporte de pacientes cadeirantes e conta com outros veículos de atendimento móvel.
Problemas antigos
Em março de 2022 o município chegou a ficar sem ambulâncias para prestar o socorro a vítimas em possíveis necessidades. Os problemas que tiravam os veículos de circulação eram variados: motor, embreagem, setor e turbina. Além disso, funcionários do Samu reclamavam das condições dos pneus.
O sceretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, explicou que além do atendimento à população, a nova ambulância vai favorecer também os funcionários. “Este veículo traz mais comodidade para nosso usuário e também para nossos servidores que atuam no Samu”, completa.