Pela primeira vez desde o último dia 30 de abril, o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo havia ficado, na manhã desta quinta-feira (23), abaixo da cota de inundação, que é de 4,50 metros na cidade. Medição feita pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente apontava o nível do Sinos em 4,48 por volta do meio-dia. No entanto, a chuva forte que atinge a região desde a madrugada já tem interferido no nível do Sinos.
Às 13h15, o rio já estava em 4,51 e seguia subindo cerca de 3 centímetros por hora no Município. O alto volume de chuva tem resultado, também, no alagamento de ruas onde a água já estava escoando, como a João Batista Freitas, no bairro Scharlau.
O alerta da Defesa Civil da cidade é de que a comunidade evite acessar áreas alagadas até que ocorra a total drenagem e escoamento das águas das cheias. Caso se faça necessário, e dentro das possibilidades, que sejam utilizadas botas e luvas, e evite o contato direto com a água, para prevenir eventuais doenças como leptospirose, hepatite e tétano, por exemplo, além de perigos decorrentes de água poluída e/ou materializadas por substâncias tóxicas.
Emergência
A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags