abc+

ESTRAGOS

Após chuvas e ventos, quinta-feira é de remoção de árvores caídas nos vales do Sinos e Paranhana

Em um dos casos, uma árvore de aproximadamente cinco metros de altura caiu sobre um veículo

Susete Mello
Publicado em: 30/03/2023 às 15h:21 Última atualização: 29/02/2024 às 08h:22
Publicidade

Chuvas e ventos na noite de quarta-feira (29) provocaram quedas de árvores na região. Duas nogueiras provocaram danos. Em Novo Hamburgo, a árvore de aproximadamente 5 metros de altura caiu sobre um veículo, no telhado da garagem, e ainda arrebentou fios de energia de um estabelecimento na Rua Cidade de Atlântida, esquina com a Rua Joaquim Nabuco, no Centro.

 Bombeiros de Novo Hamburgo cortam árvore sobre carro



Bombeiros de Novo Hamburgo cortam árvore sobre carro

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Em Rolante, no Vale do Paranhana, uma nogueira atingiu o telhado de uma casa madeira, pertencente à Escola Independência, no Alto Rolante, onde há biblioteca, atendimentos especiais, sala de música e cooperativa. “As atividades especiais não foram prejudicadas, já que ocorrem especialmente nas segundas e terças-feiras”, declara a diretora, Elizete Terezinha Vergani. As duas árvores são removidas na manhã desta quinta-feira (30).

Em São Leopoldo e Taquara também, além de chuva forte e granizo, foram registradas quedas de árvores.  

O comerciante Hiraldo Coelho Pinto, 73 anos, dono da Ford Ranger atingida pela árvore que caiu em Novo Hamburgo, viu o estrago quando acordou na manhã desta quinta-feira (30). O Corpo de Bombeiros da cidade levou aproximadamente 3 horas para realizar o corte. O comandante da guarnição, sargento Everton Machado da Silva, explica que houve cuidado para remoção da árvore para não danificar ainda mais o veículo.

Defesas Civis de Campo Bom, Parobé e São Sebastião do Caí, e Corpo de Bombeiros de Igrejinha e Três Coroas, não registraram ocorrências por conta de chuvas e ventos.

Danos em São Leopoldo

Defesa Civil de São Leopoldo registrou ocorrências após a passagem do temporal. Uma delas envolveu a queda de galhos de árvore sobre um poste e a fiação de energia elétrica.  Na Rua Aluísio de Azevedo e Travessa Fernando Ribeiro de Castro, uma residência foi alagada, uma ficou comprometida por processo erosivo e outra residência foi atingida no pátio por volume grande de água e a queda do muro da divisa. E na Germano Lang, o Corpo de Bombeiros Militar realizou o picote dos galhos que caíram e a RGE iniciou os trabalhos para o reestabelecimento da energia. Cerca de 50 residências ficaram sem luz entre as ruas Olavo Bilac e Iracema.

Sobre as residências, não foram necessárias ações emergenciais, apenas sinalização da via. Será feito registro e encaminhamento para resolver a erosão. Conforme a verificação pela Defesa Civil, a estação da ANA/CPRM, no bairro Rio dos Sinos foi registrado 1mm de chuva, já a estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no bairro Santa Tereza registrou 43mm

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade