Nos últimos cinco anos, apenas em 2020 foi alcançada a meta de ao menos 90% de cobertura no Estado, sendo que o ano passado foi o de menor índice na série histórica da vacinação contra a gripe. Em São Leopoldo, a coordenadora de Imunizações, da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad), Karen Carvalho, reforça que foi justamente em 2020, ano de início da pandemia da Covid-19, que a cidade praticamente atingiu os 90%. “Nos últimos dois anos a cobertura foi muito baixa em São Leopoldo. Em 2022, foi de 65%.”
E campanha da vacinação contra a gripe, que iniciou nesta semana, já começa reforçada: está aberta a todos os grupos prioritários. Em outros anos, a imunização ocorria por etapas. A meta de 2023 no Estado é imunizar 5.055.154, tendo as pessoas com 60 anos ou mais como maior grupo prioritário alvo: 2.219.023.
Será necessária uma mobilização intensa das equipes de saúde para reforçar sobre a importância da vacina contra a gripe. E a ação tem como temática Informar é Vacinar. Uma iniciativa que já colabora com o reforço sobre a necessidade de garantir outras vacinas também fundamentais.
Na avaliação da Karen, 2020 se destaca nos índices por ser um ano de pandemia e sem vacina contra a Covid. “Já estávamos na pandemia e não existia vacina contra a Covid e as pessoas buscaram muito a Influenza. Foi uma busca de uma forma que não dávamos conta. Com isso a cobertura foi bem alta, beirando os 90%.”
Notícia falsa
A redução da cobertura da vacina da gripe tem relação com a própria Covid e com mentiras sobre as vacinas. “As pessoas estão um pouco cansadas de vacina, nos últimos anos se falou muito sobre isso, praticamente realizam uma vacina contra Covid a cada quatro meses. Neste intuito, fazendo um apanhado geral, tem relação com notícia falsa, falta de conhecimento sobre diferença entre vacinas Covid e Influenza”, reforça Karen.
“A importância das vacinas está na redução da mortalidade por gripe, redução das internações e diminuição dos atendimentos da UPA e hospital, deixando estes espaços para urgências e emergências médicas”, explica. Para ela é fundamental, para reverter a situação, melhorar a comunicação com o público, ampliar oferta com horários e locais e conscientização da população.
LEIA TAMBÉM
Vacina é composta por três tipos de cepas do vírus
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19. A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
A vacina contra a gripe pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a Covid-19. Junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), a SES pactuou a realização no Estado do Dia D da campanha em 6 de maio, quando haverá postos abertos para a vacinação.
Chegada do inverno e as mudanças climáticas
Karen coordenou uma capacitação, na última semana, para vacinadoras, relembrando métodos vacinais, novos grupos da vacina bivalente, revisão das rotinas e destacando a necessidade de reforçar a imunização contra a gripe por conta da baixa procura nos últimos anos. A coordenadora relembrou sobre o fato de que com a chegada do inverno e as mudanças de clima, as pessoas ficam mais propensas a resfriados.
Grupos no alvo da campanha desde o início
O imunizante está liberado para idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades ou deficiência. Também para trabalhadores da saúde, professores, indígenas, caminhoneiros, transporte coletivo, portuários e agentes das Forças Armadas e segurança.
Horário estendido, drive-thru e ações no sábado
Em São Leopoldo, a vacina contra a gripe está disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) com salas de vacina. As unidades básicas de saúde Padre Orestes, Vicentina, Imigrante e Centro do Idoso terão atendimento médico e vacinação em horário especial, das 8 às 12 horas e das 13 às 20h30. Para garantir mais acessibilidade e agilizar a vacinação de idosos, de pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, a vacina contra a gripe será disponibilizada em sistema de drive-thru nesta sexta-feira (14) e sábado (15), dias 14 e 15 de abril, das 9 às 11h30 e das 13 às 16h30, nas pirâmides do Largo Rui Porto, no Centro.
E também neste sábado, outras quatro unidades básicas de saúde estarão com atendimento médico por livre demanda e vacinação com horário estendido, das 8 às 20 horas: UBS Brás, Scharlau, Vicentina e Cohab Duque.
- Categorias
- Tags