abc+

"NUNCA DESISTAM"

Aos 59 anos, mulher termina ensino médio e começa faculdade de psicologia: "A vida é apenas uma"

Neisi Bruinsma voltou para as salas de aula após incentivo da filha e não se arrependeu

ico_abcmais_azul
Publicado em: 14/03/2024 às 14h:42 Última atualização: 14/03/2024 às 14h:42
Publicidade

Aos 59 anos, Neisi Bruinsma decidiu que não iria parar com os estudos. Tendo se formado no ensino médio aos 57, ela conta ter tomado coragem para “dar o próximo passo” e ingressou no curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari (Univates), onde agora é caloura.

Aos 59 anos, Neisi Bruinsma entra para curso de psicologia na Univates e declara: "Nunca desistam de começar algo novo". | abc+



Aos 59 anos, Neisi Bruinsma entra para curso de psicologia na Univates e declara: “Nunca desistam de começar algo novo”.

Foto: Divulgação

Tudo começou com a filha Gabriela Bruinsma, que incentivou a mãe a voltar a estudar. Afinal, Neisi deixou as salas de aula ainda na adolescência porque precisava trabalhar. Em 2022, “ela disse que iria me inscrever no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, lembra.

“Relutei perguntando o que faria na escola com a idade que tinha, junto de alunos muito mais jovens. A Gabriela respondeu que voltar a estudar seria ótimo para mim, que eu poderia obter novos conhecimentos e conhecer pessoas legais.”

Foi então que ela abriu novamente os cadernos e, pouco tempo depois, se formou. Ela gostou tanto que não quis parar. “Tomei coragem para dar o próximo passo e tentar entrar na faculdade”, explica.

Quanto ao curso, afirmou ter escolhido a psicologia, pois sempre gostou de ajudar as pessoas. “Também desejo adquirir um conhecimento maior e me libertar de medos e traumas que preciso enfrentar. Por todos esses motivos, aqui estou eu.”

A todos que pensam em começar algo, mas não sabem ainda, Neisi deixa um recado: “Nunca desistam de começar algo novo”. “Muitas vezes as limitações não estão na nossa idade, mas sim nos nossos próprios pensamentos, no medo do que os outros vão pensar”, fala, mas afirma: “Não devemos deixar esse medo nos dominar”.

Por último, ela lembra a importância de ir atrás dos objetivos. “A vida é apenas uma e nunca é tarde para irmos atrás dos nossos sonhos!”, termina.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade