abc+

AGENDE-SE PARA O FINDE

AONDE IR: Festas, feira, shows e gateball, o esporte japonês; veja as atrações na região de Novo Hamburgo e Serra

Região de Novo Hamburgo e Serra gaúcha recebem diversos eventos para toda a família

Susete Mello
Publicado em: 26/04/2024 às 09h:37 Última atualização: 26/04/2024 às 09h:41
Publicidade

No final de semana a região tem festas, músicas, feiras de produtos coloniais e artesanato e até uma oficina para interessados em aprender um esporte criado no Japão em 1947.

Gateball é praticado em campo na Colônia Japonesa em Ivoti | abc+



Gateball é praticado em campo na Colônia Japonesa em Ivoti

Foto: Divulgação

No domingo (28), das 15 às 16 horas, terá a oficina gratuita de Gateball, um esporte coletivo de taco, na Feira da Colônia Japonesa, na Rua Sakura, em Ivoti, cuja programação inicia às 9 e vai até às 17 horas, com gastronomia, artesanato e visita ao Memorial da Colônia Japonesa. A oficina, com 20 vagas, será ministrada pelo coordenador do Gateball no Rio Grande do Sul, Alcides Seiji Yano.

Yano explica que o gateball é jogado por dois times, um vermelho (bolas ímpares) e outro branco (bolas pares), em um campo que mede 20 X 15 metros. Nele há três gates (portões) e um pino no centro do campo.

As bolas são numeradas de 1 a 10, dando a ordem das tacadas. O objetivo é fazer com que as bolas atravessem os arcos para acumular um ponto e o goal pole para dois pontos. É necessário que a bola passe nos portões 1,2 e 3 para acertar o pino que vale dois pontos.

Benefícios

O coordenador conta que o esporte inicialmente foi concebido para crianças. No entanto, hoje é praticado por todas as faixas etárias, embora os que mais praticam são os idosos. “É fácil de aprender, não exige muito fisicamente e é excelente para manter a atividade física e mental.

Em Ivoti, pessoas de todas as faixas etárias praticam o esporte. Os treinos são aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas, e das 10 horas ao meio-dia de sábado os alunos da escola da Colônia Japonesa praticam o esporte.

No Estado, além de Ivoti, a prática ocorre em uma propriedade particular de São Leopoldo e em Gravataí é no campo da Enkyo Sul, entidade filantrópica do nipo-brasileiro.

Em Ivoti, explica Yano, há vários associados da Colônia Japonesa e de alunos da escola de japonês. “Caso alguém tenha interesse, podemos orientar a como adquirir os tacos e as bolas, já que é necessário esses materiais”, salienta. Em relação ao campo, qualquer um que esteja plano, com terra batida ou grama, pode ser usado para praticar.

 A rainha Daiane Plautz e as princesas Alana Backes e Ariane Hanauer estão prontas para essa recepção da Festa do Aipim, de São José do Hortêncio | abc+



A rainha Daiane Plautz e as princesas Alana Backes e Ariane Hanauer estão prontas para essa recepção da Festa do Aipim, de São José do Hortêncio

Foto: Prefeitura São José do Hortêncio/Divulgação

Pela região

Novo Hamburgo – Domingo (28) tem o espetáculo ‘Chorando e Cantando’ do regional ‘O Choro é Livre’. O show será às 18 horas no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, com ingressos por meio de doação de um item de higiene pessoal. E domingo (28), na quadra da Cruzeiro do Sul, ocorre um samba em comemoração ao Dia do Trabalhador, com entrada franca até às 17 horas. Após, os ingressos custam 10 reais. Haverá apresentação do Grupo Show com bateria e destaques, Roda de Choro do Ferraz e super roda de samba com Pagode do Biro, Lu Astral (Imperatriz Dona Leopoldina), Wandynho SOS (Protegidos), Renan Ludwig (Estado Maior da Restinga), Cesinha (Império do Sol e Cruzeiro), Cantor CB e convidados. No evento terá oferta de emprego de empresas de Novo Hamburgo e região. E  sábado, das 9 horas ao meio-dia, o BACI KEPHAS – Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) Kephas  terá gameplay, robótica e Juad, aula de ritmos e jogos de tabuleiro, ônibus da vacina do HPV (9 a 14 anos) e Influenza (grupos prioritários), bolhas gigantes,  doação de mudas, apresentações artísticas e venda de lanches da Escola Campos Sales, entre outros.

Dois Irmãos – Sexta e sábado, do meio-dia às 18 horas, e domingo, das 10 às 18 horas, a Casa do Produtor (Armazém da Rota Baumschneis), na Praça do Imigrante, vende produtos coloniais. No sábado, a Feira Livre de Dois Irmãos, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Arandt, vai das 7 horas às 11h30. Sábado e domingo, das 10 às 17 horas, tem Feira de Artesanato na Praça do Imigrante.

Estância Velha – Sábado, a partir das 9 horas, tem Feira de Adoção de Animais, na Praça Leonel Brizola, no Centro. Ainda sábado tem o Vem Brincar na Praça, das 9 às 11 horas, no Parque Rincão, na Rua Germano Leuck esquina com a avenida dos Açores, no bairro Rincão dos Ilhéus.

Gramado – A 33ª Festa da Colônia de Gramado ocorre no complexo da Expogramado. Com entrada e estacionamento gratuitos, a festa ocorre na sexta-feira, das 10 às 22 horas, e sábados, domingo e feriado das 10 às 23 horas. Feira de produtos, bandinhas e grupos folclóricos, capela da colônia, foto antiga, museu das etnias, fornos de barro, café da colônia, cozinhas da Oma e da Nonna e Feira Feito em Gramado com 170 expositores, integram a programação.

Ivoti – No sábado tem Eco Sábado, na Praça Ecológica, das 9 horas ao meio-dia. E sábado e domingo tem a Feira Colonial, das 9 às 17 horas, no Núcleo de Casas Enxaimel.

São José do Hortêncio – A 19ª Festa do Aipim ocorre a partir de hoje (26) até o feriado, dia 1º de maio e retorna nos dias 3 a 5 de maio. A programação, com início às 11 horas, tem ingresso gratuito na estrutura montada no Parque Municipal Leonardo Teodoro Arnhold. São três pavilhões divididos em arena de shows, exposições e parque gastronômico com 15 bancas de alimentação, além de parque de diversões nas cercanias. Entre os shows desta sexta-feira tem Banda Os Atuais, às 22 horas, e Grupo Dito & Feito a meia-noite. No sábado terá trilha do aipim às 8h30, apresentações, bandas e Banda Pandora às 22 horas, entre outras atrações. No domingo, às 9 horas, terá desfile alusivo ao Bicentenário da imigração, além de bandinha, jogos germânicos e shows musicais.

Taquara – Sábado, das 8 às 17 horas, tem Feira de Artesanato e Agricultura Familiar, ao lado da Praça da Bandeira. A comercialização inclui pães, cucas, compotas, frutas, verduras e bolinhos de batata e objetos de decoração.

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade