abc+

AGENDA CULTURAL

AONDE IR: Feira da Colônia Japonesa, Festival Dançando e KerbFest estão entre as atrações deste fim de semana na região

Na programação também tem sarau, teatro de sombras, feira de adoação de animais, entre outros; confira

Susete Mello
Publicado em: 22/08/2024 às 17h:27
Publicidade

Mesmo com previsão de baixas temperaturas para o fim de semana, tem variedade de programação na agenda cultural pelas cidades da região. Entre as atrações tem Feira da Colônia Japonesa, 35º Festival Dançando, KerbFest Joaneta, sarau, teatro de sombras, feira de adoação de animais, entre outros. 

Leia mais: NOTA FISCAL GAÚCHA: Receita Certa tem R$ 23,5 milhões disponíveis para resgate; saiba se você ganhou

A Feira da Colônia Japonesa, que ocorre em Ivoti, das 9 às 17 horas, neste domingo (25), terá uma programação especial. Além de gastronomia, arte e cultura japonesa, essa edição será de bate-papo sobre a imigração japonesa no Brasil e de captação de imagens para um material digital que busca registrar o legado dessa população. O espaço da feira, que ocorre mesmo com chuva, fica na Rua Sakura, 1350, bairro Colônia Japonesa.

Movimentação na área de gastronomia da feira da colônia japonesa | abc+



Movimentação na área de gastronomia da feira da colônia japonesa

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Segundo o diretor cultural da Associação dos Feirantes da colônia, Marco Ushida, as gravações das atividades da feira, destacando a programação cultural e gastronômica do evento, iniciam às 13h30. Os registros da equipe, liderada pelo produtor cultural Hiroshi Kuamoto, serão da movimentação de visitantes, dos feirantes e das atividades na escola.

Já a partir das 14 horas terá bate-papo sobre imigração japonesa com Bruna Tukamoto, influenciadora em ascensão na comunidade jovem, e a Tomoko-sensei, pesquisadora referência sobre a imigração japonesa no Estado, no Memorial da Colônia Japonesa.
Elas discutirão como as histórias e memórias da comunidade asiática se conectam com o sul do País. A conversa terá duração de uma hora, dividida em 30 minutos de diálogo e 30 minutos de interação com o público.

Veja também: Suco de mirtilo com cacau e gengibre: Entenda os benefícios para a saúde e como prepara

Kuamoto explica que esse movimento especial na feira é chamado de ‘Laboratório Audiovisual Asiatico – Memórias do Sul’. “Esse evento vai além de um simples debate; é uma imersão cultural. Reuniremos artistas asiáticos e ou conectados à comunidade, para registrar as conversas e algumas atividades artísticas que ocorrerão por lá’, detalha.

O foco do laboratório, explica o produtor cultural, é explorar a memória através da arte e da cultura nas comunidades asiáticas. “Depois, planejamos transformar esse encontro em um curta-metragem, que será disponibilizado no YouTube e outras plataformas, com apoio de canais de mídia parceiros. Queremos promover e divulgar ainda mais a cultura e os movimentos dentro das comunidades asiáticas na região”, complementa Kuamoto.

Programação

9h15 – Rádio Taisso (ginástica acompanhada com rádio)
9h30 – Kamishibai (teatro de papel)
10 horas – Mini aula de japonês
11 horas – Origami com custo de 10 reais
11 horas – Kendô (caminho da espada do Samurai)
11h30 – Dança e tambores japoneses
13 horas – Shorinji Kempo (arte marcial japonesa com meditação, visando à autodefesa e melhoria da saúde)
13h30 – Gravação de imagens para ‘Laboratório Audiovisual Asiatico – Memórias do Sul
14 horas – Karatê
14 horas – Conversa com Bruna Tukamoto e Tomoko Sensei no Memorial

Mais programações pela região 

Novo Hamburgo 

O 35º Festival Dançando, organizado pela Paranóia Produções, chega ao seus últimos dias em três espaços diferentes em Novo Hamburgo. Nesta sexta-feira (23), ao meio-dia , a mostra paralela é atração em frente ao cinema do Bourbon Shopping Novo Hamburgo. E, no mesmo dia, a partir das 19 horas, 15 grupos competem no palco do Teatro Paschoal Carlos Magno, no Centro Municipal de Cultura, no Centro. O site www.festivaldancando.com está com a venda de ingressos.

Festival Dançando 2024 encerra no domingo, dia 25 de agosto | abc+



Festival Dançando 2024 encerra no domingo, dia 25 de agosto

Foto: Renata Machado/Divulgação

Já no domingo (25), às 17 horas, ocorre o grande encerramento do Festival Dançando no Teatro Feevale. Os ingressos para a noite de gala com as melhores coreografias são vendidos pelo site do teatro. Depois das apresentações no domingo será realizada a premiação geral.

Campo Bom

De sexta-feira a domingo, o CTG M´Bororé realiza o Sarau de Arte Gaúcha – Edição Extraordinária. A programação inicia às 21 horas com danças tradicionais veterano, seguindo no sábado com danças tradicionais mirim e juvenil, a partir das 8 horas, e abertura oficial com entrega da premiação da mirim a partir das 19h30. No domingo, às 8 horas, é a vez do concurso de danças tradicionais adultas da Força B e na sequência a Força A.

Dois Irmãos

A Antiga Matriz terá duas atrações gratuitas no final de semana. No sábado (24), às 19 horas, terá o espetáculo Criaturas da Literatura, teatro de sombras que traz vida a personagens inesquecíveis da literatura. E domingo, às 18 horas, ocorre a apresentação da Gala Lírica, com Rose Carvalho (mezzo-soprano), Rosimari Oliveira (soprano), Alex Barbosa (barítono), João Ferreira Filho (tenor) e Patrick Menuzzi (pianista). Eles apresentarão obras mais conhecidas dos compositores Gaetano Donizetti, Gioachino Rossini, Georges Bizet, Léo Delibes, Jacques Offenbach, Ruggero Leoncavallo, Giacomo Puccini e Giuseppe Verdi. E sábado, das 7 horas às 11h30, ao lado da biblioteca Paulo Arandt tem Feira Livre. Na Praça do Imigrante, na Avenida 25 de Julho, sexta-feira e sábado, do meio-dia às 18 horas, e domingo, das 10 às 18 horas, a Casa do Produtor vende produtos coloniais e orquídeas. E, no mesmo local, sábado e domingo tem Feira de Artesanato, das 10 às 17 horas.

Estância Velha 

Sábado, a  partir das 9 horas, tem Feira de Adoção de Animais, na Praça  Leonel Brizola. Também sábado, das 8h30 ao meio-dia, terá Feira da Saúde, e, no CTG Gaudérios da Saudade (Rua Germano Leuck, 524).

Ivoti

Sábado e domingo, das 9 às 17 horas, tem feira colonial no Núcleo de Casas Enxaimel. O local, conhecido por sua arquitetura tradicional e charme histórico, terá barracas oferecendo produtos típicos da região, desde artesanatos até alimentos caseiros. Também sábado e domingo, das 15 às 17 horas, as casinhas da Praça Concórdia vendem lanches. De crepes recheados a batatas fritas crocantes, passando por hambúrgueres, cachorros-quentes, churrasquinhos e waffles. Também terá brinquedos infláveis gratuitos no domingo.

Picada Café

Sábado tem KerbFest Joaneta 2024 na sede da Sociedade Joaneta, localizada na Rua Vicente Prieto, 3602. A programação inicia às 9h30, com Bierwagen com Banda Periquito, seguida de apresentação de apresentações culturais, jogos germânicos e almoço. A partir das 13 horas seguem jogos germânicos, apresentações culturais com Volkstanzgruppe Tannenwald, bandas 0800 (às 13h30 e às 17h30), Os Atuais (17h30) e às 19h30 terá DJ Diego Schaab. O encerramento será às 21 horas. A entrada é gratuita. E domingo, Projeto Domingo com Bandinha levará música e alegria para os frequentadores dos restaurantes Tia Nica, Dahmer Haus Café Colonial, Tenda do Guri e Reichert. 

Taquara

Sábado, das 8 às 17 horas, tem Feira de Artesanato e Agricultura Familiar, na Rua Coberta do município. Também no sábado, no mesmo horário da feira, a Casa do Colono está aberta para visitas. Ela fica na Praça da Bandeira, ao lado da Rua Coberta. No local há pães de trigo, milho e cucas de diversos sabores.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade