“Estamos prontos para voltar no dia 16.” Foi com essa frase que o diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport, Cassio Gonçalves, resumiu a situação das obras do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Fechado durante as enchentes de maio, o principal terminal aeroportuário do Estado retomou os voos nacionais no dia 21 de outubro, contudo uma parte importante da pista ainda está em obras para retomada das viagens internacionais.
LEIA TAMBÉM: Retomada das operações no Aeroporto Salgado Filho e novos voos para o RS são destacados em audiência pública
De acordo com a Fraport, concessionária responsável pela administração do aeroporto, faltam apenas detalhes para liberação completa da pista, o que acontecerá no dia 16 de dezembro.
Contudo, o primeiro voo internacional só acontecerá na madrugada do dia 19, um avião da Copa Airlines parte da Cidade do Panamá e chega a Porto Alegre por volta de 00h20. A mesma aeronave fará o caminho contrário às 1 horas.
Retomada gradual
Com os 1,7 mil metros de pista liberados o Salgado Filho começou a cerca de dois meses e meio a receber passageiros nacionais. Mas com a necessidade de recuperar mais 1,5 mil metros levou a uma redução no horário de operação dos voos, que passou de 24 para 16 horas.
Atualmente o Salgado Filho opera viagens para 11 destinos, todos nacionais. Com a ampliação da pista já existe uma sinalização por parte das empresas aéreas para novos destinos. No caso dos voos internacionais por enquanto só há previsão de voos na América Latina.
A própria Copa Airlines irá operar inicialmente com quatro voos ligando Porto Alegre a Cidade do Panamá, mas já tem previsão para oferta de um voo diário. Em janeiro a Latam inicia o destino Lima, capital do Peru, e Santiago, capital do Chile.
CONFIRA: Alta no preço das passagens aéreas impacta na inflação e pesa no bolso do passageiro
Já os voos para Argentina pela companhia Aerolíneas Argentinas retornam no dia 1° de março, inicialmente funcionando com cinco voos semanais, mas já prevista a oferta de voos diários. Por fim, a Sky Airlines é outra empresa que irá oferecer voos até Santiago.
Já a volta dos voos para Europa, mais especificamente para Portugal, a empresa TAP sinalizou a retomada mas sem apontar data. “Falta uma definição a data de venda, eles sempre deixaram claro que não deixariam de viajar para cá, mas acredito que ainda em dezembro teremos essa confirmação”, aponta o gerente de operações comerciais Pedro Navega.
Com os 3,2 mil metros de pista liberados, também será possível ver aumentar os destinos domésticos. Ainda em dezembro será ofertado voos diretos para Recife e Salvador.
SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Custos e retomada
Um dos pontos ainda pouco claros é quanto aos custos de recuperação do terminal. “Em um primeiro momento não tínhamos nem ideia de quanto era necessário”, explicou o gerente de marketing da Fraport, Rafael Guerra ao falar sobre as estimativas iniciais.
Até o momento foram investidos R$550 milhões na recuperação do Salgado Filho, mas este valor ainda não está fechado pois há equipamentos ainda para chegar.
Antes da enchente, a média diária de voos do aeroporto era de 164, entre pousos e decolagens. Logo na retomada parcial essa média ficou abaixo de 100 voos. Atualmente são 110 voos diários em média, e a expectativa da Fraport é chegar a uma média de 124 operações por dia.
LEIA TAMBÉM