EDUCAÇÃO
Ano letivo da rede municipal de São Leopoldo encerra nesta sexta-feira
Em 2024, as aulas já têm data para iniciar: 19 de fevereiro pós-carnaval
Última atualização: 20/12/2023 07:44
As aulas ainda nem acabaram em 2023, mas prefeituras, secretarias de educação dos municípios e Estado, além das escolas particulares já começaram a organizar o ano letivo 2024. Em São Leopoldo, por exemplo, o ciclo se encerra no dia 22 de dezembro em todas as redes de ensino e retornam em fevereiro. Por determinação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a volta às aulas ocorre em 19 de fevereiro e tem término previsto para 20 de dezembro no ano que vem.
Na rede privada, cada escola tem autonomia para definir suas datas, mas a sugestão do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) do Rio Grande do Sul é que as aulas retornem também em 19 de fevereiro e o ano letivo tem previsão de encerramento em 10 de dezembro. Já na rede municipal, os professores voltam no dia 19 de fevereiro, mas as aulas para estudantes recomeçam mesmo dois dias depois: em 21 de fevereiro.
O secretário municipal de Educação, Ricardo Fernandes da Luz avaliou o ano letivo que está encerrando e disse que não tem dúvida de que 2023 foi especial para a rede leopoldense. Para justificar, ele lembra de ações realizadas ou ampliadas neste ano: o Mais Educa, que chegou a mais de 120 oficinas; a consolidação da tecnologia nas escolas, dos Jogos Escolares Municipais (JEM), com mais de 70 diferentes atividades, e da robótica; a importância da Motic para o município.
“Além disso, temos a LeiturAção. O formato desse ano trouxe mais de 100 escritores para conversar com nossas crianças, aliado à feira do livro, que nos transformou na segunda maior do Estado e derrubou a ideia de que a criança não gosta de ler. Ela não tem é acesso ao livro”, analisou.
Mais Educa será ampliado
Para a maioria das escolas leopoldenses, o ano letivo começará já com novidades. O projeto Mais Educa, que era executado em 25 educandários municipais em 2023 passará a ser realizado em mais 11 instituições a partir do ano que vem. No programa, que é totalmente custeado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), são realizadas, no contraturno escolar, oficinas de esporte, cultura, arte e tecnologia, além do acompanhamento pedagógico com estudantes dos cursos de letras, matemática e pedagogia da Unisinos.
“O Mais Educa é a prova da necessidade da continuidade. Começou com três escolas, fomos acompanhando e para 2024 estará em todas as nossas escolas”, disse Fernandes. As instituições que serão contempladas pelo Mais Educa em 2024 são: Prof. José Grimberg, Paul Harris, Maria Gusmão Britto, Irmão Weibert, Franz Louis Weinmann, São João Batista, Senador Alberto Pasqualini, Tancredo Neves, Dr. Borges de Medeiros, Prof. Emílio Meyer e Maria Emilia de Paula.
Contagem regressiva para as férias
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Weibert, no bairro Fião, a semana é de contagem regressiva para as férias. Na turma de 1º ano do professor Giovanni Genehr, 30, depois de um ano letivo que foi produtivo, os alunos aproveitam os últimos dias de aulas com atividades mais leves. “Hoje estamos confeccionando um cartão. Também tenho realizado brincadeiras recreativas e atividades com letra cursiva, já pensando no próximo ano.”
Segundo o professor, os alunos tiveram um bom aproveitamento em sala de aula em 2023 e vão para o recesso levando muita aprendizagem na bagagem. “Foi um ano muito produtivo. Tivemos alunos bem avançados e ótimos resultados.” No primeiro ano, conforme Genehr, as crianças, com idades entre 6 e 7 anos, iniciam o aprendizado da leitura e escrita, conhecem melhor os números, têm atividades artísticas com o uso de cola e tintas, aprendem noções de localização e convivência.
Conforme o professor, no encerramento, nesta sexta-feira (22), haverá a entrega de pareceres aos pais. Aluna da turma, Theodora Pimentel, 6, se disse satisfeita com o ano que passou na escola. “Aprendi bastante coisa e fiz muitos amigos”, conta. Agora, nos planos da pequena estão o Natal e o passeio para a praia com a família. “Pedi ao Papai Noel a casa da Barbie e um kit de maquiagem. Acho que vou ganhar, porque me comportei o ano inteiro.”
Colaborou: Renata Strapazzon
Inaugurações e obras
Fernandes também ressaltou a compra de instrumentos e o início da Banda Estudantil Municipal, formada por alunos das escolas e que vem ensaiando em espaço da Faculdades EST. Outra conquista da rede no ano de 2023 foi a inauguração do Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cmei) Paulo Freire. “Era um pedido das escolas e da comunidade, um espaço mais qualificado para construir políticas públicas de inclusão”.
O secretário de Educação lembrou ainda que em 2023 iniciaram as obras da quadra coberta da Emef Tancredo Neves e da ampliação da Emei Girassol, ambas que devem ser entregues no primeiro semestre de 2024. “Pedagogicamente e estruturalmente foi um ano que nos deixa muito orgulhosos. Um ano que não teve uma atividade nas escolas que as comunidades não viessem em peso. O que mostra a união de estudantes, professores, profissionais de educação. Sem dúvida, um ano que vai ficar no coração de todos nós”, destacou Fernandes.
Boas expectativas para 2024
Para 2024, o secretário prevê a continuidade de ações já consolidadas e ampliação de outras. “Na educação não existe mágica, existe construção permanente. Então, 2024 nós vamos seguir o que já temos implantado e qualificar essas ações, porque sempre há o que melhorar”, colocou. “Espero um ano ainda melhor que 2023 e tenho certeza que a caminhada vem num crescente: 2023 foi maravilhoso e 2024 será melhor.