VAGAS EM DIVERSAS ÁREAS

Ano começa com oportunidades de emprego e de estágio na região

Mês é favorável para quem busca por vagas em diversos setores e áreas no Vale do Sinos

Publicado em: 08/01/2024 07:25
Última atualização: 08/01/2024 07:32

Se para alguns janeiro é sinônimo de praia e descanso, para muitos é a oportunidade ideal de conquistar a tão sonhada colocação no mercado de trabalho. No Estado, agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine) começaram 2024 disponibilizando juntas 7.523 vagas.

Agência leopoldense fica na Independência, 490, Centro Foto: Diego da Rosa/ GES

Dentre as agências com maior número de vagas disponíveis no RS está a de São Leopoldo, que até a última sexta-feira (5) tinha 190 vagas abertas. De acordo com o assistente administrativo do Sine leopoldense, Tiago Peter Heller, no local há oportunidades para açougueiro, ajudante de obras, pedreiro, atendente de telemarketing, auxiliar de cozinha, técnico em segurança no trabalho, vendedor, entre outras.

“Em áreas como limpeza e manutenção industrial, a procura das empresas em janeiro é muito forte. O melhor período, no entanto, é a partir da segunda quinzena, quando a indústria retoma suas atividades”, explica. Segundo Heller, nesta semana pelo menos duas seleções deverão ocorrer na agência. Uma delas, na quinta-feira (11), a partir das 9 horas, buscará candidatos para vagas em um frigorífico de Garibaldi. Já na sexta-feira (12), a partir das 8 horas, haverá seleção para vagas de atendente de telemarketing.

Os interessados devem comparecer dias antes na agência, que fica na Rua Independência, 490, para retirar a carta de encaminhamento. Em Sapucaia do Sul, de acordo com o secretário de Trabalho e Geração de Renda, Cleber Rachel, são 59 vagas abertas.

“São, pelo menos, 15 empresas oferecendo oportunidades na nossa secretaria”, comenta. Conforme ele, as oportunidades são para áreas como auxiliar de linha de produção, motorista de caminhão e pedreiro.

App e currículo atualizado

A busca pela vaga ideal hoje é facilitada por meio do aplicativo Sine Fácil. Para ter acesso a ele, o candidato precisa, primeiramente, ir até uma agência física do Sine, onde é gerado um QR Code para cadastro. Depois disso, ele receberá no celular as vagas disponíveis para o seu perfil, tendo como filtro os objetivos profissionais e experiências anteriores do candidato.

Para o secretário de Trabalho e Geração de Renda de Sapucaia do Sul, Cleber Rachel, para aumentar as chances de conquistar uma colocação, o aspirante deve manter o currículo atualizado e manter a calma na hora da entrevista com o recrutador. “É preciso manter o controle emocional e a positividade, pois muitos candidatos têm bons currículos e acabam perdendo a oportunidade na entrevista”, conta Rachel.

De acordo com a psicóloga Ana Clara Mendes, algumas técnicas podem ser utilizadas pelos candidatos para ter sucesso na hora da entrevista. “É fundamental controlar o nervosismo. Para isto, treinar as respostas pode ser uma boa dica para que este candidato se sinta melhor preparado. Também é importante não ter pressa, pensar bem antes de responder a cada questionamento”, ensina.

“Vale destacar, ainda, o cuidado com a postura e com a roupa escolhida para ir na seletiva”, completa Ana Clara.

Oportunidades também para estagiários

Além de vagas temporárias e efetivas, a região conta, também, com oportunidades de estágio. Algumas delas estão sendo oferecidas na Prefeitura de São Leopoldo para alunos do Ensino Médio, Técnico e Superior, com bolsas que variam de R$667,76 a R$ 1.624,02, dependendo do nível de escolaridade, além de vale transporte.

“Os estagiários são muito importantes para a administração pública. Muitas vezes desempenham o mesmo trabalho do servidor”, comenta o secretário de Administração, Rafael Forneck. As inscrições podem ser realizadas através do site da Prefeitura

As vagas são para graduandos em: Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Jornalismo, Pedagogia e Psicologia; além de licenciaturas em: Educação Especial, Biologia, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática e Psicopedagogia.

“O estágio me abriu horizontes, me oportunizou conhecer e trabalhar em áreas diferentes e aprender muito” afirma a estagiária de Jornalismo, Larissa Schöntag, 22.

As vagas são para graduandos em: Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Jornalismo, Pedagogia e Psicologia; além de licenciaturas em: Educação Especial, Biologia, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática e Psicopedagogia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas