abc+

ABRIGO SERÁ FECHADO

Animais resgatados da enchente em São Leopoldo serão levados para outra cidade; entenda

Prédio do Carrefour, que ainda abriga 112, animais precisará ser desocupado até dia 9; voluntários correm contra o tempo em busca de adoções

Renata Strapazzon
Publicado em: 05/09/2024 às 12h:36 Última atualização: 05/09/2024 às 13h:30
Publicidade

O destino de 112 cães resgatados da enchente de maio em São Leopoldo ainda é incerto. Os animais, 106 adultos e seis filhotes, ainda seguem disponíveis para adoção no prédio do Carrefour, na Avenida Imperatriz Leopoldina. No entanto, o espaço, que havia sido cedido ao Município, deverá ser devolvido até segunda-feira (9).

Prédio do Carrefour, que ainda abriga 112, animais precisará ser desocupado até dia 9



Prédio do Carrefour, que ainda abriga 112, animais precisará ser desocupado até dia 9

Foto: Thales Ferreira/ Prefeitura de São Leopoldo

Sem um outro local para abrigar estes cães na cidade, uma vez que o Canil Municipal também enfrenta superlotação, a Prefeitura realiza uma dispensa especial de contratação para a escolha de uma empresa especializada para tomar conta dos animais.

De acordo com a secretária municipal de Proteção Animal, Solange Biegelmeyer, estão sendo analisadas propostas de empresas de Lajeado e de Viamão. A escolhida, segundo ela, ficará com os animais até eles serem adotados e reduzidos a um número que possam ser trazidos novamente para São Leopoldo, onde serão realocados no canil. O número de animais que poderiam ser abrigados no canil, no entanto, não foi informado pela secretária.

“As empresas que estão sendo analisadas são especializadas em abrigamento e têm condições de ofertar um atendimento adequado a estes animais, que há quatro meses vivem acorrentados no abrigo”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Operação policial ataca grupo criminoso que ameaça comerciantes no bairro Feitoria

Segundo ela, a manutenção do abrigo custava ao Município cerca de R$ 400 mil para o pagamento de médicos veterinários, serviço de limpeza e alimentação. O valor pago à empresa que vencer o processo, será de R$ 124 mil, conforme a Superintendência de Comunicação da Prefeitura. “A Sempa continuará realizando feiras de adoção permanentes destes animais. O Combem (Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal) deverá promover fiscalização semanal no espaço a ser contratado”, informa a Comunicação.

Corrida contra o tempo por adoções

Presidente do Combem, Fátima Dorstd diz que a entidade é contrária à ida dos animais para outra cidade. “Dificultará muito o acesso a estes animais. Até cinco dias atrás ainda tínhamos tutores reconhecendo seus animais perdidos durante a enchente no abrigo”, lamenta.

Para tentar evitar a retirada do cães de São Leopoldo, voluntários estão engajados em promover espaços de adoção com estes animais. Nesta quinta-feira (5) uma mobilização ocorre em frente ao abrigo. “Queremos conclamar para que estes cães consigam um novo lar, para que não precisem ir para outra cidade, para outro abrigo”, comenta Fátima.

VIU ESTA?: Novo calçamento e melhorias no Parque do Trabalhador devem ficar prontos até o dia 15

Interessados em adotar ainda podem visitar os animais no abrigo do antigo Carrefour. O espaço, na Avenida Imperatriz Leopoldina, 45, no bairro São José, está aberto para visitação das 11 às 20 horas. Todos os animais do abrigo estão vacinados e microchipados.

Além disso, no sábado (7), cães adultos e filhotes, resgatados da enchente, estarão em busca de um novo lar em um espaço de adoção promovido por voluntários na Praça dos Brinquedos, conhecida como a Praça dos Correios, no Centro. A ação ocorre das 11 às 19 horas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade