Para fomentar o desenvolvimento econômico e impulsionar ainda mais o turismo na região, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), criada em 1968, decidiu mudar sua identidade. A partir de agora, a entidade que reúne 14 cidades passa se chamar Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag). A novidade foi apresentada na manhã desta quinta-feira (9) em evento realizado na Praça 1º de Maio, no Centro de Estância Velha. Teve participação de soberanas, cortes de Kerb, bandinha típica e um delicioso café colonial, atrações típicas que hoje são divulgadas para todo o Brasil. A atividade também marca a semana dos 500 dias para o Bicentenário da Imigração Alemã, que será lembrado em 13 de março.
Segundo o prefeito de Estância Velha e presidente da Amvag, a mudança foi decidida no começo deste ano com o objetivo de “vender” cada vez o potencial turístico da região. “O nosso foco principal é potencializar o turismo, afinal de contas, somos a região mais germânica do Rio Grande do Sul”, ressaltou. De acordo com ele, o Vale Germânico continuará sendo um produto e a Amvag uma entidade que defende os interesses dos municípios, que vão além do turismo. Inclusive, no site da Federação das Associações dos Municípios do Estado (Famurs) a Amvars já dá lugar à Amvag.
A proposta tem o apoio da Sicredi que, desde 2019, determinou o turismo como um segmento estratégico. Segundo a turismóloga e assessora de turismo da Sicredi Pioneira, Paola Benevenuto, a cooperativa entende que é um elo de ligação entre a comunidade, o poder público e a iniciativa privada e por isso aposta no Vale Germânico para fomentar a economia.
Participaram do evento representantes de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Sapiranga.
Nova marca
A nova identidade foi desenvolvida pela publicitária Gabriela Michels, que abraçou a ideia de renovar a marca Amvars, tornando-se Amvag, pela decisão de assumir o Vale Germânico na nomenclatura. “Isso abriu portas para também redefinir graficamente as marcas”, explica. Assim, a identidade original teve incorporada novos elementos como as cores da bandeira do Rio Grande do Sul e também as características das casas enxaimel. “A própria estratégia de apresentar a região através dos roteiros turísticos ‘Caminhos da Imigração’ está ali sutilmente tratada”, complementa.
Saiba mais
Criado em 2019, o Vale Germânico tem dois roteiros consolidados. O primeiro é o “Caminhos da Contemplação” que apresenta a religiosidade presente na região, tendo como atrações igrejas, templos, paróquias e santuários históricos, com arquitetura e arte sacra diferenciadas. O outro, é o “Caminho das Cervejas Artesanais”, que apresenta as cervejarias presentes nos municípios.
A alteração do nome da Amvars para Amvag foi apresentada na manhã desta quinta-feira (9) em evento realizado na Praça 1º de Maio, no Centro de Estância Velha. Atividade contou com atrações e apresentações típicas da cultura germânica.
???? Crédito: Reprodução/Redes sociais pic.twitter.com/fK6L927u4y
— Jornal NH (@jornalnh) March 9, 2023
LEIA TAMBÉM