abc+

SOLIDARIEDADE

Amigos caminham 56 quilômetros para ganhar autógrafo de Suárez e ajudar moradora da região na luta contra o câncer

Caminhada de Montenegro a Porto Alegre sensibilizou o craque gremista em prol do tratamento da educadora física Janaína Ruoso Scota

Débora Ertel
Publicado em: 04/12/2023 às 19h:03 Última atualização: 05/12/2023 às 11h:50
Publicidade

Não é à toa que Luis Suárez se tornou um ídolo para a torcida gremista. O craque, respeitado no mundo inteiro pela sua genialidade nos pés, neste domingo (3) fez sua última partida na Arena, marcando o gol da vitória do Tricolor diante do Vasco da Gama. Além disso, o uruguaio fez um golaço que não valeu pontos em nenhum campeonato, mas fará a diferença na luta pela vida.

A camiseta usada na partida anterior, quando o Grêmio venceu o Goiás por 2 a 1, foi doada para a educadora física Janaína Ruoso Scota, de 45 anos. Além disso, ele autografou outras três camisetas novas doadas por dirigentes e parceiros. E para completar o presente, uma empresa de arroz, que patrocina o atleta, doará uma carga do alimento para ser vendida e endossar os recursos.

Janaína Scota com a camisa que Suárez usou na partida contra o Goiás  | Jornal NH



Janaína Scota com a camisa que Suárez usou na partida contra o Goiás

Foto: Divulgação

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Ela enfrenta um câncer no pulmão e sua história motivou a campanha “Até a pé nós iremos”. Um grupo de amigos partiu às 4h42 da Praça Rui Barbosa, em Montenegro, e caminhou 56 quilômetros até a Arena do Grêmio, chegando um pouco antes da bola rolar no gramado. Inclusive, Janaína fez questão de caminhar parte do trajeto com o grupo e, apesar de sua saúde fragilizada, suportou quase 20 quilômetros, sendo dez no começo e outros dez já próximo do estádio.

Amigos que participaram da caminhada Até a pé nós iremos pela cura de Janaína  | Jornal NH



Amigos que participaram da caminhada Até a pé nós iremos pela cura de Janaína

Foto: Divulgação

A jornada de esforço físico valeu a pena, pois sensibilizou o uruguaio a presentear Jana com a camisa nove. O “manto” será o prêmio principal de uma ação entre amigos online para ajudar a pagar o tratamento de R$ 1,5 milhão.

Desde o início de 2023, Janaína busca na Justiça o fornecimento do remédio Pembrolizumabe, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas que não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento completo soma 35 doses e foi negado pela Justiça. Por isso, foi lançada uma vaquinha, que até o momento arrecadou R$ 162,9 mil, além da organização de rifas, brechós e outros tipos de ações beneficentes, o que possibilitou aplicação de sete doses, mas sem garantia de continuidade, em razão do custo.

Foi no início de novembro que Jaime Buttenbender, amigo de Jana, lançou a ideia da campanha e iniciou uma mobilização pelas redes sociais a fim de que o pedido chegasse até Suárez. No entanto, quem ficou sabendo primeiro da história foi a esposa do jogador, Sofia Baldi. Foi ela quem contou ao marido sobre a caminhada e solicitou a doação.

A luta de Jana pela vida sensibilizou também todo o elenco do Grêmio, que assinou a camisa usada pelo uruguaio na partida contra o Goiás. A campanha chegou até a Avenida Padre Cacique e também ganhou a solidariedade do Internacional. Os jogadores do colorado autografaram uma camisa e também enviaram à montenegrina.

“Foi muito gratificante tudo isso. A gente pede uma coisa para Deus e ele envia muito mais. Isso foi uma gotinha no meio disso tudo, mas uma gotinha de cura”, comemora.

Agora, será organizada uma rifa online, creditada pela Caixa Federal, que terá como prêmios a camisa usada por Suárez na penúltima partida realizada na Arena, mais três camisas novas do craque uruguaio e uma camisa do Internacional, todas autografadas. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade