abc+

FEIRA DE PROFISSÕES

Alunos do ensino médio recebem profissionais de diferentes áreas em evento educacional na região

Instituição de ensino do Vale dos Sinos foca na carreira dos estudantes que logo prestarão o vestibular

Publicado em: 08/08/2024 às 17h:50 Última atualização: 08/08/2024 às 17h:53
Publicidade

O que eu vou ser quando crescer? Essa é uma dúvida que persiste na mente de muitos estudantes do ensino médio. A cada ano que se aproximam do vestibular, os jovens precisam tomar decisões que vão impactar suas vidas. É nesse sentido que o Instituto Ivoti promove até esta sexta-feira (9) o Encontro com as Profissões, evento educacional que reúne estudantes do ensino médio, ex-alunos da instituição e profissionais formados em diferentes áreas.

Alunos do Instituto Ivoti aprendem sobre a rotina da Polícia Civil em evento vocacional. | abc+



Alunos do Instituto Ivoti aprendem sobre a rotina da Polícia Civil em evento vocacional.

Foto: Letícia Prior Breda

Uma das atividades desta quinta-feira (8) foi um bate-papo com policiais civis, que compartilharam com os alunos o funcionamento da Polícia Civil e quais atributos são necessários para ingressar nessa profissão. A escrivã de polícia da Delegacia da Mulher de Novo Hamburgo, Daniela Saul Friedrich, integra há quatro anos o time de profissionais que participam da feira.

LEIA TAMBÉM: CONCURSO PÚBLICO: Inscrições para vagas no Semae em São Leopoldo encerram nesta sexta-feira; salários chegam até R$ 6,5 mil

O momento mais aguardado pelos alunos é justamente uma apresentação com os cães do Núcleo de Operações com Cães do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico, quando os policiais civis demonstram como funciona a operação de farejamento de drogas, explosivos e armamentos.

“Os alunos têm muita curiosidade sobre a carreira do policial. Aqui falamos como são as investigações, os inquéritos, o plantão, o registro de ocorrência, explicamos todos os setores da Polícia Civil. Eles [os alunos] saem muito empolgados”, destaca Daniela.

Atividade externa com cães farejadores é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes. | abc+



Atividade externa com cães farejadores é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes.

Foto: Letícia Prior Breda

A carreira da polícia não é a única que integra a feira de profissões do Instituto Ivoti. Para a aluna do terceiro ano do ensino médio Camila Rossetto Carvalho, de 17 anos, conversar com profissionais da saúde fez a diferença para incentivar a sua escolha vocacional. “Pretendo fazer odontologia, pois gosto muito da área da saúde. O Encontro das Profissões em geral é uma ideia muito legal porque o evento consegue passar o dia a dia dos profissionais, saímos da nossa bolha”, conta.

Gabriel e Camila integram time de estudantes que aproveitam a feira para esclarecer dúvidas do ambiente profissional. | abc+



Gabriel e Camila integram time de estudantes que aproveitam a feira para esclarecer dúvidas do ambiente profissional.

Foto: Letícia Prior Breda

O mesmo aconteceu com o estudante Gabriel Vam Beck, 17, do segundo ano do ensino médio. Para ele, participar da oficina de fotografia foi fundamental para trazer novas perspectivas da carreira que pretende seguir. “Participo aqui no instituto do curso técnico de design gráfico e pretendo seguir nessa área criativa”, disse.

A coordenadora pedagógica do Instituto Ivoti, Bárbara Vier Mengue, explica que o Encontro com as Profissões é um evento que ocorre dentro do projeto Vida, que tem como objetivo trazer uma orientação vocacional pensada em ajudar os alunos no seu próprio projeto de vida. “Os alunos gostam e esperam ansiosos por essa atividade”, afirma.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade