VOLTA ÀS AULAS
Alunos da Educação Infantil iniciam ano letivo nesta segunda-feira
Cerca de 5.600 crianças de 0 a 5 anos retornam à sala de aula da rede de ensino municipal de Canoas
Última atualização: 24/01/2024 15:37
As aulas nas 39 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) retornam nesta segunda-feira (13) em Canoas. Cerca de 5.600 alunos de 0 a 5 anos estão matriculados na rede de ensino municipal infantil.
De acordo com a Secretaria de Educação do município, todas as escolas estão aptas para o início do ano letivo. Durante o recesso, as instituições passaram por serviços de higienização e manutenções preventivas. "As equipes seguirão trabalhando em melhorias estruturais das escolas. Os serviços são variados, pintura, colocação de piso, revitalização de espaços, entre outros", afirma a secretária da Educação, Beth Colombo.
Conforme a pasta, o déficit de vagas atinge o berçário e o maternal (crianças de 0 a 3 anos). A secretaria diz que está trabalhando no credenciamento de novas escolas de educação infantil para atender à demanda represada. "Para 2023, até o momento já são sete novas escolas credenciadas, somando 546 novas vagas", afirma Beth.
O município possui 59 instituições privadas credenciadas. Cerca de 5.500 crianças ocupam vagas compradas pela Prefeitura em creches particulares. "Elas também retornam nesta segunda-feira. Em maio faremos o 1º sorteio de vagas do ano. A partir dessa semana começaremos um novo credenciamento de escolas particulares para podermos ampliar o número de vagas ofertadas na cidade", explica a titular da pasta.
A entrega dos kits de materiais e uniformes escolares está prevista para começar a partir da segunda quinzena de março. "As licitações para compra levam de 90 a 180 dias, o processo licitatório é o principal motivo para esse atraso. São 38 mil kits de material escolar e 38 mil kits de uniformes para toda a rede de ensino municipal, esperamos que até o final de abril todos sejam entregues nas escolas", ressalta Beth.
Embora haja uma lacuna de tempo entre o começo das aulas e a previsão de entrega dos kits, Beth garante que não haverá prejuízos aos estudantes da rede de ensino. "Todos os anos, os alunos recebem os kits, ou seja, eles têm do ano anterior, só quem é aluno novo que não tem para começar o ano letivo", salienta a secretária da educação. "Reafirmo o compromisso com a comunidade escolar: todos os alunos receberão seus kits."
Novidades no sistema de inscrição
Para o ano letivo de 2023, a secretária Beth explica que as inscrições da educação infantil ficarão abertas durante todo o ano. "A partir de agora, os pais farão uma única vez a inscrição. Se a criança não for sorteada não precisa mais refazer o processo de inscrição. Vamos otimizar o tempo", salienta Beth.
De acordo com a secretária, a segunda novidade está na ampliação de opções de creches. "Antes os responsáveis pelas crianças podiam demonstrar interesse por uma única instituição. A partir desse ano, a pessoa pode selecionar três, ou seja, ela não precisa optar somente por unidades perto de casa, pode também colocar uma próxima do trabalho, por exemplo", explica.
Sem previsão de sanar o déficit de vagas, Beth diz que ainda é cedo para fixar um número. "Acredito que em abril teremos números mais próximos da realidade atual. Abriremos novas vagas na metade do ano", finaliza.