FIQUE ATENTO

Alto volume de chuva pode deixar Estado em alerta nos próximos dias; confira as temperaturas

Conforme especialista, precipitação deverá alcançar a média histórica de chuva do mês de maio

Publicado em: 02/05/2023 03:00
Última atualização: 06/03/2024 11:43

Estava com saudades do clima típico do outono? A estação pode ter chegado oficialmente em março, mas o Rio Grande do Sul enfrentou dias quentes, com predomínio de sol e máximas de quase 30ºC. Isso muda nesta terça-feira (2).

Em Campo Bom, por exemplo, a instabilidade já era presenciada pelo moradores. Pela manhã, a mínima oscilou entre os 18ºC e 19ºC, segundo o voluntário na Estação de Meteorologia de Campo Bom Nilson Wolff. Na Grande Porto Alegre, as temperaturas devem ficar entre 17°C e 22°C nesta terça.

Campo Bom RS com tempo instável nesta terça-feira Foto: Nilson Pedro Wolff/Especial

A meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, alerta que os volumes de precipitação devem ser altos e em alguns tendem a ser excessivos, com marcas até acima de 200 mm. "No Rio Grande do Sul, o tempo não firma até o começo da semana que vem. Todos os dias até a próxima segunda-feira (8) devem ter chuva no Estado, o que não significa vai chover em todos os municípios do estado por uma semana seguida."

Ainda conforme a especialista, a chuva dos próximos sete dias deverá alcançar a média histórica de precipitação de maio inteiro. "Em alguns pontos, os acumulados de precipitação até o começo da semana que vem podem ser equivalentes até a duas vezes ou mais a média mensal", explica Estael.

Na quarta-feira (3), a temperatura na região metropolitana varia entre 17°C e 20°C. Chove, principalmente, na metade norte do RS. Na quinta (4), o dia ainda terá muitas nuvens e chuva em diversos pontos da Grande Porto Alegre, com temperaturas que variam entre 18°C e 22°C.

Estael afirma que o período que vai exigir mais atenção dos moradores da metade norte do RS é a sexta (5) e o fim de semana, quando há possibilidade de precipitações localmente fortes, o que pode causar a elevação de rios e arroios e possibilidade de inundações.

"Será o momento de instabilidade mais intensa e com maior potencial para volumes elevados a excessivos que podem causar transtornos. Não pode ser descartados ainda alguns temporais isolados", informa a meteorologista.

Veja vídeo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas