O volume de chuva que voltou a cair de forma intensa neste domingo (12) acendeu o alerta em diversas regiões já afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O governo gaúcho publicou nesta tarde orientações expressas a moradores de diversas áreas. No Vale do Taquari, moradores receberam alerta para não retornar aos locais anteriormente inundados.
“O Rio Taquari, que já está em cota de inundação, apresentará elevação significativa de seus níveis até segunda-feira. Ocorrerão inundações severas gerando mais transtornos à população, especialmente em áreas já atingidas recentemente.”
O comunicado destaca que os transtornos serão sentidos em todos os municípios do percurso das bacias Antas-Taquari. A prefeitura de Lajeado informou, às 15h44, que o rio está em cota de inundação na cidade. Às 15h30, a medição da régua na Rua Oswaldo Aranha indicava a marca de 24,25m. O aumento foi de 48 centímetros em uma hora.
A cota de segurança para que as famílias deixem as casas é de 29 metros, com proporções semelhantes à cheia de setembro de 2023.
Como pedir ajuda:
Em caso de emergência ou se for necessário apoio da Defesa Civil Municipal de Lajeado, o contato pode ser feito pelo telefone 3982-1150 ou WhatsApp (51) 99828-4971.
LEIA TAMBÉM