abc+

PREVISÃO DO TEMPO

ALERTA: Forte área de instabilidade chega à Grande Porto Alegre; há risco de granizo e alagamentos

Em vídeo, meteorologista Estael Sias diz que é a mesma instabilidade que provocou granizo na região de Bagé nesta madrugada

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 23/09/2023 às 10h:46 Última atualização: 16/06/2024 às 11h:29
Publicidade

Uma forte área de instabilidade chega à Grande Porto Alegre neste fim de manhã de sábado (23). Defesa Civil e MetSul Meteorologia emitiram alertas para o risco de temporais que podem provocar alagamentos e queda de granizo nas próximas horas. Durante a madrugada teve queda de granizo no Sul e na Campanha.

O QUE ESPERAR DO TEMPO NA PRIMAVERA, QUE COMEÇOU NESTA MADRUGADA

Imagem de satélite das 10 horas mostra chegada da instabilidade à região | abc+



Imagem de satélite das 10 horas mostra chegada da instabilidade à região

Foto: Reprodução/MetSul

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, o risco é de chuva moderada a forte com possibilidade de pancadas torrenciais nas próximas horas. “A chuva deve vir acompanhada ainda de raios e podem ocorrer fortes trovoadas na área metropolitana de Porto Alegre”, avisa Estael.

Ela explica que a instabilidade que avança para a Grande Porto Alegre e Vales dos Sinos e Paranhana é a mesma que provocou queda de granizo nesta madrugada no Sul e na Campanha Gaúcha. “Portanto, não se pode descartar a possibilidade de queda de granizo nas próximas horas”, alerta.

Bolha de calor na região norte do RS

Uma bolha de ar excepcionalmente quente entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil, que trouxe calor de 44,5ºC nesta sexta-feira (22) no Paraguai e 41,8ºC em Cuiabá (MT) alcança o Oeste e o Norte gaúcho. Este ar quente avança para o Rio Grande do Sul e o Noroeste gaúcho deve ter máximas de 36ºC a 39ºC neste sábado.

“Uma vez que estas nuvens carregadas se formam numa atmosfera mais aquecida, cresce o potencial para tempo severo. Quanto mais quente a atmosfera, maior o risco de temporais. O ar quente que avança para o Oeste e o Norte gaúcho garante a energia para a formação de tempestades onde está a transição para ar mais frio, no Centro e em especial no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, o que inclui Porto Alegre”, detalha a meteorologista.

“As tempestades isoladas neste fim de semana no Rio Grande do Sul podem ser fortes a severas com potencial de danos por vento e granizo. Trazem ainda chuva forte a intensa de curta duração com altos volumes em intervalos breves com alagamentos”, reforça.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade