abc+

Simulação de desastre

Alerta de simulação de desastre da Defesa Civil será enviado neste sábado para 36 cidades gaúchas; confira detalhes

Mesmo que estejam desligados ou no silencioso, telefones emitirão sinal de alerta por dez segundos

Débora Ertel
Publicado em: 30/11/2024 às 07h:30 Última atualização: 29/11/2024 às 17h:11
Publicidade

Se você mora em Igrejinha, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Sebastião do Caí e Três Coroas o seu telefone, mesmo que esteja desligado ou no silencioso, vai tocar se você estiver em área de risco neste sábado (30). É que a Defesa Civil fará um teste do novo sistema de envio de alertas para situações de perigo para, ao todo, 36 cidades gaúchas.

Por isso, nesta tarde, são esperados dois alertas com o mesmo conteúdo: o primeiro, às 15 horas, e o segundo, às 15h05. Treze cidades devem receber o aviso primeiro, e as demais, cinco minutos depois – este sendo o momento que os telefones de moradores e visitantes em área de risco da região devem receber a mensagem. (Veja lista com todas as cidades)

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Mensagem que será emitida no dia do teste, em 30 de novembro, pelo Defesa Civil Alerta | abc+



Mensagem que será emitida no dia do teste, em 30 de novembro, pelo Defesa Civil Alerta

Foto: Luís André/Secom

Durante dez segundos, os telefones vão vibrar e emitir um forte sinal sonoro de um bipe contínuo. A mensagem de texto do alerta vai se sobrepor ao conteúdo que estiver sendo visualizado na tela naquele momento. As equipes das Defesa Civil dos municípios estão usando as redes sociais das prefeituras e os outros canais de comunicação para avisar a população sobre a simulação.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

“Não se assuste. É uma simulação, e todos os telefones irão tocar por dez segundos. Não pode desligar, não pode interromper e tudo que está sendo feito no celular naquela hora, conversa de WhatsApp, Spotify, será tudo bloqueado, e o alerta entrará”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Clóvis Pereira, em um vídeo divulgado nesta semana.

“É um sinal sonoro bem estridente, bem chamativo”, adiantou a coordenadora da Defesa Civil de Igrejinha, Alessandra Azambuja, reforçando a informação de que é um teste e a população não precisa ficar assustada.

LEIA TAMBÉM: Conta de luz mais barata em dezembro? Aneel anuncia bandeira verde; veja o que muda

Sobre a ferramenta

A ferramenta é uma parceria da Defesa Civil Nacional e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e emite alertas utilizando a rede de sinal de telefonia celular. Quem tiver linhas da Claro, Vivo e Tim receberá a mensagem mesmo que não tenha crédito para fazer ligação. Não precisa fazer nenhum tipo de cadastro. A mensagem também será enviada para o telefone de visitantes e de estrangeiros que estejam em áreas de risco.

TEMPO: Onda de tempestades perigosas pode atingir RS em poucos dias; veja detalhes

A partir da próxima quarta-feira (4), o Defesa Civil Alerta entra em funcionamento em todos os 497 cidades do Rio Grande do Sul. “Esse alerta será enviado só em casos extremos. Nos casos de menores danos, de chuvas menos intensas, a comunidade deve ficar de olho nas mídias sociais e canais oficiais do município”, explica Alessandra.

O Defesa Civil Alerta é um sistema de alerta diferente das mensagens de texto que a população recebe via SMS no celular. Por SMS, a Defesa Civil do Estado emite alerta sobre chuvas fortes, queda de granizo, rajadas de vento, entre outros.

ECONOMIA: “Brasil vai até o precipício, mas nunca se atira”; Entenda cenário econômico após pacote anunciado por Haddad

Defesa Civil Alerta  | abc+



Defesa Civil Alerta

Foto: Reprodução/MCom

O órgão reforça a orientação de que os alertas com sinal sonoro, a partir da próxima quarta, serão emitidos somente para eventos de severo e grave risco em áreas que possivelmente podem ser atingidas.

O sistema, que utiliza a tecnologia Cell Broad Cast, foi lançado pelo governo federal em 10 de agosto, e no próximo mês passará a funcionar nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade