A Aldeia Kaingang de Canela sediará nesta segunda (20) e terça-feira (21), o projeto contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo, sobre produção audiovisual.
A proposta, denominada “Audiovisual na retomada Kógunh Mág” surgiu a partir de conversas entre os produtores da Inventário Audiovisual e os membros da comunidade indígena. Os integrantes da aldeia reiteraram grande interesse em aprender técnicas e utilização de câmeras e celulares para relatar as vivências do seu povo.
Nestes dois dias, uma oficina intensiva ocorrerá na Escola Indígena JagTyg Fykóg, onde o projeto irá capacitar com aulas práticas e teóricas os membros. A ideia ainda é proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre a criação de conteúdo.
Conforme os idealizados do projeto, “essa iniciativa visa empoderar a comunidade Kaingang, oferecendo ferramentas para que possam narrar suas próprias histórias, dar voz às tradições, pensamentos e problemáticas. É um passo significativo para a inclusão tecnológica na comunidade Kógunh Mág, respeitando suas tradições e modos de vida”.
LEIA TAMBÉM